Usuários do Tik Tok no Brasil e no mundo, principalmente jovens, estão aderindo a uma nova trend perigosa no aplicativo, que consiste em “fumar” hastes flexíveis, popularmente chamadas de ‘cotonete’.
Originalmente designadas para higienizar ouvidos, narinas e umbigos, os cotonetes são compostos por duas pontas de algodão e uma haste de plástico. Nos vídeos postados, os jovens estão queimando uma das pontas do item, o segurando com a boca como se fosse um cigarro e inalando a fumaça exalada.
A tag #cotonetechallenge no Tik Tok já foi usada, até o momento dessa reportagem, mais de 670 mil vezes em vídeos na rede social.
Apesar dos vídeos contendo a realização do desafio brincarem que fumar cotonete “faz menos mal do que fumar cigarro“, a prática pode ser altamente danosa em relação à saúde. Ao queimar o cotonete, o plástico e o algodão do produto liberam gases tóxicos.
Quando queimados, ambos o algodão e o plásticos emitem uma fumaça que contém substâncias que inflamam, irritam e são cancerígenas para o nariz e o pulmão. Jovens com bronquite ou asma também correm o risco de sofrerem uma crise aguda depois de inalar esses resíduos. Em alguns casos, o dano causado pelas substâncias inaladas pode causar falta de ar.
Além dos problemas para a saúde, a fumaça produzida pela queima desses materiais não produz qualquer tipo de sensação de prazer.