Harmonia entre Poderes

Fux defende Judiciário forte e independente

As declarações foram feitas na abertura de sessão de hoje, e ressaltaram o papel do Judiciário em defesa da paz social e dos direitos fundamentais.

Fux defende Judiciário forte e independente
O ministro Edson Fachin também fez um discurso para amenizar a crise entre os Poderes (Crédito: Andressa Anholete/Getty Images)

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, disse nesta quarta-feira (4) que Poder Judiciário deve ser forte e independente para manter a paz social no país. As declarações foram feitas na abertura de sessão de hoje.

Publicidade

No discurso, Fux relatou aos colegas encontro que teve ontem (3) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira.

​​​​​“Abordamos a necessidade de termos um Judiciário forte, independente e responsável para manutenção da paz social e dos direitos fundamentais dos brasileiros. Em suma: a reunião foi deveras proveitosa”, afirmou.

Na mesma sessão, o ministro Edson Fachin, que também é presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), discursou e defendeu o respeito às instituições.

“O respeito entre as instituições – e não há instituição acima ou abaixo – e a harmonia entre os Poderes dependem não só da abertura do diálogo, mas também de uma posição firme”, afirmou.

Publicidade

(Agência Brasil)