Um agente da Guarda Civil Metropolitana (GCM) matou, acidentalmente, Carlos Eduardo Nascimento, de 21 anos, durante uma tentativa de roubo na Rodovia dos Imigrantes, na tarde do último sábado (11). A vítima estava sendo abordada por criminosos quando foi atingida.
Como a vítima foi atingida durante a ação?
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o guarda civil, cuja identidade não foi divulgada, estava em uma viatura quando presenciou dois homens tentando roubar uma moto. Para impedir o crime, o agente disparou contra os assaltantes, mas acabou atingindo a vítima, que morreu no local.
Os suspeitos, de 24 e 30 anos, também foram baleados. Ambos foram encaminhados ao Hospital Municipal de Diadema. Um deles recebeu alta e foi autuado em flagrante, enquanto o outro permanece internado sob escolta policial. A dupla foi presa pelos crimes de tentativa de roubo e receptação de veículo.
Investigação e nota oficial
A motocicleta usada pelos criminosos, que havia sido roubada anteriormente, foi recuperada e devolvida ao dono. As armas dos suspeitos foram apreendidas, e o caso está sendo investigado pelo 3º Distrito Policial de Diadema. Segundo a SSP, as diligências continuam para esclarecer as circunstâncias do ocorrido.
Em comunicado, a GCM de Diadema manifestou pesar pela morte de Carlos Eduardo. Ela disse que “expressa suas mais sinceras condolências à família e aos amigos da vítima, neste momento de imensa dor”.
A nota também destacou que uma investigação interna foi iniciada para apurar a conduta do agente envolvido. “A Corporação não medirá esforços para prestar o devido apoio à família da vítima e para assegurar que as medidas cabíveis sejam tomadas de maneira justa e célere.”
Letalidade policial no Brasil
Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública revelam que, em 2022, as forças policiais foram responsáveis por 6.430 mortes no país, o equivalente a 17 óbitos por dia. Apesar de representar uma redução de 1,4% em relação a 2021, quando 6.524 pessoas perderam a vida, os números seguem altos. Estados como Bahia e Rio de Janeiro concentraram 43% das mortes, registrando 1.464 e 1.330 casos, respectivamente.
Leia também: ‘Descanso’: Mãe toma difícil decisão sobre enterro de filha vítima de acidente em Vinhedo
Siga a gente no Google Notícias