O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), anunciou na noite desta segunda-feira (25) a troca do comando das polícias Civil e Militar no estado. A declaração foi feita por meio das redes sociais.
A Polícia Civil será comandada pelo delegado Osvaldo Nico Gonçalves, que era líder do Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope). O coronel Ronaldo Miguel Vieira, que estava a frente do Batalhão de Choque (BPChoque) assumirá o comando da Polícia Militar, no lugar do coronel Fernando Alencar Medeiros.
A expectativa na PM é que o coronel Alencar vá para reserva com a mudança. No comando do Dope, o atual delegado-geral, Ruy Ferraz Fontes, assumirá o lugar de Osvaldo Nico Gonçalves, segundo o portal G1.
O atual governador do estado de São Paulo escreveu em sua declaração que “os dois novos comandantes das polícias vêm de tropas especiais e operacionais, e irão liderar uma nova frente organizada de combate ao crime”.
O delegado Nico possui 65 anos e ingressou na Polícia Civil em 1979, como investigador. Ele chefiou equipes do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), do Grupo Armado de Repressão a Roubos (GARRA), do Grupo Especial de Resgate – GER (DEIC) e fundou o primeiro Grupo de Operações Especiais (GOE).
O novo comandante da PM, Ronaldo Miguel Vieira possui 51 anos e ingressou na corporação em 1989, sendo promovido a coronel em 2019. Ele liderou os comandos de Policiamento de Área Metropolitano-1, Casa Militar, Regimento de Polícia Montada 9 de Julho e de cinco batalhões. Ainda, chefiou a Divisão Operacional do Comando de Policiamento de Choque e atuou como comandante de Companhia Territorial e do Policiamento de Área.
Hoje, troquei o comando das polícias @Policia_Civil e @PMESP de SP. Para o Comando Geral da PM nomeei o coronel Ronaldo Miguel Vieira, que estava à frente do Choque. Na Civil, o novo Delegado-Geral é Osvaldo Nico Gonçalves, que estava do DOPE.
(siga o fio)— Rodrigo Garcia (@rodrigogarcia_) April 26, 2022