Ícone do site

Governo passa a exigir quarentena de cinco dias para viajantes não vacinados que chegarem por via aérea; veja regras

Published 09/12/2021
Governo passa a exigir quarentena de cinco dias para viajantes não vacinados que chegarem por via aérea; veja regras

As medidas buscam evitar que pessoas contaminadas entrem no Brasil (Créditos: David McNew/Getty Images)

A partir de sábado (11), o governo passa a exigir quarentena para os viajantes não vacinados que chegam por vias aéreas, os viajantes que entrarem no Brasil precisarão apresentar, além do teste com resultado negativo para a Covid-19, comprovante de vacinação contra a doença. Quem não estiver imunizado precisará fazer quarentena de 5 dias na cidade de destino.

As regras foram publicadas na edição desta quinta-feira (9) do Diário Oficial da União (DOU) e valem para brasileiros e estrangeiros.

Para entrada por via aérea, os passageiros deverão apresentar, à companhia aérea, antes do embarque:

Para entrada por via terrestre, os viajantes deverão apresentar o comprovante de vacinação completa feita no mínimo 14 dias antes da entrada no país ou teste RT-PCR negativo feito 72 horas antes da entrada no Brasil ou teste negativo de antígeno realizado 24 horas antes da entrada.

Essa regra não vale para moradores de cidades-gêmeas (aquelas divididas por fronteiras, como Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul, e Pedro Juan Caballero, no Paraguai), transportadores de carga, viajantes que vêm do Paraguai e pessoas em situação de vulnerabilidade ou afetadas por crises humanitárias.

Pessoas que não são elegíveis para serem vacinadas, segundo os critérios do Ministério da Saúde, estão dispensadas de apresentar o comprovante de vacinação.

Na semana passada, Ciro Nogueira, Ministro-Chefe da Casa Civil da Presidência da República ja tinha declarado em suas redes sociais que o Brasil fecharia as fronteiras aéreas para seis países da África.

Sair da versão mobile