
Manifestantes realizaram um protesto contra fome na Bolsa de Valores brasileira, no centro de SP, o grupo colou cartazes no Touro de Ouro.
A ação do grupo aconteceu por volta de 6h30 e levou cerca de 5 minutos. Um segurança da Bolsa de valores em SP, tentou impedir a ação e depois limpar o Touro de ouro.
Dez minutos depois, um caminhão da limpeza urbana passou para limpar a Rua 15 de novembro, SP.
Os manifestantes publicaram um texto sobre a ação nas redes sociais explicando sobre o porquê o protesto ser no Touro de ouro na Bolsa de valores em SP. O protesto é contra a fome, a desigualdade social, o emprego e a falta de oportunidade para a juventude periférica.
A escultura encomendada pela B3 situado na Bolsa de valores, inspirada no Touro de Wall Street, o centro financeiro de Nova York, representa “o otimismo e a força dos investidores” no mercado financeiro. Os manifestantes realizaram esse protesto contra fome na Bolsa de Valores brasileira, porque acreditam que essa ação esquece e invalida diversos brasileiros que estão passando fome, por isso, o grupo colou cartazes no Touro de Ouro.
De acordo com os organizadores do protesto, o monumento retrata a contradição de um país que viu o Produto Interno Bruto (PIB) crescer até setembro, mas em uma expansão desigual, que deixa de fora especialmente a classe de renda mais baixa.
Neste semestre, a alta no preço dos alimentos levou muitas famílias a buscarem itens como gordura e ossos de boi nos açougues e até em caçambas de descarte, demonstrando como milhares de pessoas estão passando fome hoje no Brasil.
“Nesta semana, a Bolsa de Valores instalou a estátua do Touro de Ouro no Centro de São Paulo. O que para eles simboliza a força do mercado financeiro, para nós é um símbolo da fome, da miséria e da superexploração do trabalho. Mas, também é um lembrete de que continuaremos na luta por uma vida com dignidade. E é por isso que hoje fizemos essa ação simbólica de protesto”, afirmaram.
Veja abaixo o texto na íntegra que explica os motivos para o protesto em SP: