diagnosticado de esquizofrenia

Homem some ao sair de casa de bicicleta e é encontrado três anos depois na Costa Rica

Marisvaldo saiu de bicicleta da casa do irmão, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. Desde então, não foi mais visto.
Marisvaldo dos Santos Silva saiu da casa do irmão, na Bahia, de bicicleta e foi para na Costa Rica – Crédito: Reprodução/TV Bahia

A última vez que a família teve notícias de Marisvaldo dos Santos Silva, de 32 anos, foi em junho de 2022. Naquele dia, ele saiu de bicicleta da casa do irmão, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. Desde então, não foi mais visto. O reencontro com os familiares, no entanto, está próximo: ele foi localizado a mais de 5 mil quilômetros de casa, na Costa Rica.

Publicidade

Segundo a mãe, Maria dos Santos, o filho é diagnosticado com esquizofrenia e, na época do desaparecimento, estava sem medicação. A ausência de tratamento pode ter contribuído para que ele se afastasse da família sem rumo definido. “Eu fui no DHPP [Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa], fiz ofício do DNA, fui na televisão procurar, fiz tudo, mas sem sucesso”, contou Maria ao g1.

A busca se estendeu por meses, mas nenhuma pista concreta havia sido obtida até agora. A descoberta recente surpreendeu os familiares. De bicicleta, Marisvaldo atravessou fronteiras e chegou até a América Central.

Como ele conseguiu ir tão longe apenas com uma bicicleta?

O percurso que levou o baiano até outro país ainda é um mistério. São quase 5,6 mil quilômetros entre Camaçari e o ponto onde ele foi localizado. Ninguém sabe ao certo por onde passou, como se alimentou ou que obstáculos enfrentou durante a longa jornada.

Apesar do choque inicial, a notícia do reencontro encheu a família de esperança. “Só de saber que ele está vivo e vai voltar, eu estou feliz”, comemorou a mãe.

Marisvaldo será deportado nos próximos dias e deve desembarcar no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, até o fim de semana. A família, no entanto, enfrenta dificuldades financeiras para buscá-lo e trazê-lo de volta à Bahia.

O histórico do baiano registra outro episódio semelhante. Em 2020, durante o início da pandemia de Covid-19, ele também desapareceu após sair de bicicleta. Na ocasião, foi encontrado dias depois no Espírito Santo.

Publicidade

Para Maria dos Santos, a condição de saúde do filho pode ter influenciado novamente na decisão de deixar a casa em 2022. A expectativa agora é de que ele retorne com segurança e possa retomar o tratamento.

Leia também: Bicicleta elétrica explode e deixa apartamento em chamas no Rio de Janeiro

Publicidade
Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.