O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na manhã deste domingo (3), um alerta de chuvas intensas para oito estados brasileiros, com o nível de severidade definido como “perigo potencial“. As regiões que devem ser atingidas incluem partes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.
Segundo o Inmet, a previsão inclui chuvas de 20 a 30 milímetros por hora (mm/h) e ventos fortes de até 60 km/h, com duração até as 10h de segunda-feira. Ainda de acordo com o instituto, há risco baixo de quedas de energia, galhos de árvores e alagamentos.
⚠ #Atenção: Previsão de chuvas intensas entre amanhã (02) e segunda-feira (04), em áreas do MT, TO, MG, SP e em todo o estado do MS, RO, GO e no DF. O volume total de chuva pode chegar a 50 milímetros (mm) em 24h, com ventos de até 60km/h. pic.twitter.com/yanysAHpcl
— INMET (@inmet_) November 1, 2024
Inmet recomenda cuidados em caso de tempestades
O órgão orienta a população a evitar se proteger embaixo de árvores durante ventanias e não estacionar veículos próximos a torres de energia ou placas de publicidade. O uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada também deve ser evitado. Para emergências, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199, e o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Áreas abrangidas pelo alerta incluem diversas regiões, como a Central Mineira, Oeste Catarinense, Sudoeste Rio-grandense, Zona da Mata, Metropolitana de Porto Alegre e Metropolitana de São Paulo, entre outras.
Leia também: Crise hídrica: Estudo aponta que ao menos 12 grandes rios do Brasil estão secando
Siga a gente no Google Notícias