Inverno de Extremos: La Niña traz calor intenso e seca ao Brasil em 2024!

O fenômeno La Niña está de volta e trará um inverno de extremos ao Brasil. Descubra como as regiões serão afetadas, com temperaturas acima da média e pouca precipitação.

Inverno de Extremos: La Niña traz calor intenso e seca ao Brasil em 2024!
Inverno de Extremos: La Niña traz calor intenso e seca ao Brasil em 2024! – Crédito: Canal Rural

Com o fim do outono, o Brasil se prepara para receber o novo ciclo do inverno que se inicia astronômica e oficialmente no dia 20 de junho de 2024, às 17h51, pelo horário de Brasília. Este período será marcado pela transição interessante em nossa atmosfera, influenciado grandemente pelo fenômeno La Niña, que altera significativamente o clima em várias regiões do país.

Publicidade

Após um inverno de 2023 caracterizado pela forte atuação do El Niño, responsável por ondas de calor intensas por todo o Brasil, o cenário para 2024 promete uma mudança de padrão. Segundo especialistas, o fenômeno La Niña, que já influenciou o clima nos anos de 2020 a 2022, terá sua influência retomada, impactando tanto as temperaturas quanto os padrões de precipitação durante os meses mais frios do ano.

O que é o fenômeno La Niña e como influência nosso inverno?

La Niña é caracterizado pelo resfriamento anormal das águas do Oceano Pacífico Equatorial, o que modifica padrões de precipitação e temperatura ao redor do mundo, inclusive no Brasil. Esse fenômeno é o contraponto ao El Niño, que aquece as águas dessa mesma região, resultando em efeitos opostos.

Quais são os impactos do La Niña no clima do Brasil em 2024?

Temperatura: A temperatura durante o inverno de 2024 deve ficar acima da média em boa parte do Brasil, especialmente no Centro-Oeste. Em anos de La Niña, normalmente, as regiões sul e sudeste experimentam um frio mais intenso, mas a previsão indica que as altas temperaturas dominarão a estação.

Precipitação: Espera-se que o inverno seja predominantemente seco, especialmente em áreas do Centro-Oeste brasileiro. Mesmo com poucos eventos de precipitação previstos, temporais isolados poderão ocorrer devido à passagem de frentes frias.

Publicidade

Como as mudanças nos oceanos afetarão o clima do Brasil?

O Oceano Atlântico, ainda quente nas regiões tropicais no início do inverno, começará a perder calor, enquanto o Oceano Pacífico transitará para o fenômeno La Niña entre julho e agosto. Essas mudanças oceânicas trazem consigo uma série de efeitos atmosféricos que podem ser notados mesmo antes da formação oficial do fenômeno. Além disso, o escoamento de ar quente do interior pode ocasionar ressurgências. Esses processos são cruciais para entender como temperaturas e precipitações podem variar em diferentes regiões do país.

Como será o inverno de 2024 no Centro-Oeste do Brasil?

  • O sul do Mato Grosso do Sul poderá apresentar geadas frequentes, especialmente no final de agosto e durante setembro.
  • O calor pode se intensificar no Mato Grosso já a partir de agosto, com altas temperaturas predominando.

Portanto, o inverno de 2024 se configura como um período de extremos, com áreas do país enfrentando temperaturas acima da média e oscilações no padrão de chuvas. É fundamental estar atento às previsões meteorológicas detalhadas para planejar atividades, sobretudo agrícolas, que podem ser diretamente afetadas por essas mudanças climáticas.

Publicidade
Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.