Manifestação em SP pede paz na Ucrânia

Os manifestantes se reuniram neste domingo (6), na Avenida Paulista

manifestacao-em-sp-pede-paz-na-ucrania
Avenida Paulista (Créditos: Alexandre Schneider/Getty Images)

Manifestação em São Paulo, na Avenida Paulista, pedia pela paz na Ucrânia. Os manifestantes se reuniram neste domingo (6), com bandeiras e cartazes que pediam pelo fim dos ataques da Rússia na Ucrânia.

Publicidade

De acordo com o portal G1, a manifestação reuniu ucranianos que vivem no Brasil, descendentes de ucranianos e também brasileiros envolvidos na causa. “Este é o mínimo que eu posso fazer pelo meu país estando tão longe. Este é o meu apoio porque minha dor é enorme pelo que está acontecendo no país. Não importa o sol, eu fico pelo menos mentalmente com eles”, disse uma ucraniana que participava da manifestação em entrevista ao G1.

Também neste domingo (6), uma igreja localizada no Bom Retiro, Centro de São Paulo, celebrou uma missa em homenagem e manifestação pela paz na Ucrânia. A missa contou com participação de representantes da Ucrânia e da Polônia, além de contar com a presença de imigrantes e descendentes poloneses no Brasil.  

Entenda o conflito

Desde a quinta-feira (24), Vladimir Putin deu início ao conflito contra a Ucrânia ao bombardear regiões do país. A invasão contou com domínios por terra, mar e ar, após autorização do presidente russo.

Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia faça parte da OTAN, uma aliança criada pelos Estados Unidos. O presidente não deseja que uma base inimiga seja estabelecida próxima a seu território, uma vez que a Ucrânia faz fronteira com a Rússia. Esse foi um dos estopins para que Putin iniciasse os ataques.

Publicidade