Embora a onda de calor continue afetando o Brasil ao longo da última semana de setembro, o Sudeste deve sentir um alívio entre a quarta (27) e a quinta-feira (28).
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em São Paulo, a temperatura máxima vai cair de 35ºC para 20ºC. No Rio de Janeiro, a queda será de 40°C para 24°C e, em Vitória, de 37°C para 28°C. A previsão para Belo Horizonte não indica mudanças bruscas – a variação entre as máximas é de 38ºC para 37ºC.
A mudança será provocada pela formação de um novo ciclone extratropical em alto mar, próximo à costa do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O fenômeno também pode intensificar ainda mais as instabilidades sobre parte da Região Sul do Brasil, segundo informações do ClimaTempo.
Em Santa Catarina, a formação do ciclone deve reforçar as nuvens de temporais, fazendo com que parte do leste e sul do estado fique em alerta para chuva volumosa. Já em Curitiba, que teve um expectativa de máxima de 42°C no domingo, a previsão de temperatura máxima será de 18°C na quinta-feira (28).
O Nordeste deve ter a presença de muitas nuvens em meio ao clima quente. E no Norte, apesar do calor, há chances de pancadas de chuvas isoladas durante a semana nas capitais Boa Vista, Manaus, Porto Velho e Rio Branco.
O inverno chegou ao fim no último sábado (23), que marcou a chegada da primavera no Brasil. Foi neste fim de semana que a recente onda de calor atingiu seu ápice, com termômetros marcando até 43ºC no país.