Um homem apontado como liderança do Primeiro Comando da Capital (PCC) foi preso pela Polícia Civil nesta quinta-feira (26), enquanto desembarcava de um navio de cruzeiro no porto de Santos, litoral de São Paulo. A ação ocorreu durante a Operação Narcos, que visa combater o tráfico de drogas na região.
O detido foi identificado como Rogério Faria da Silva, conhecido pelo apelido de Morcegão, conforme apuração do O Globo. Ele retornava de um cruzeiro iniciado no dia 22 de dezembro. O homem foi preso no Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini.
Morcegão é apontado como um dos cofundadores do PCC e, de acordo com a investigação policial, desempenhava atividades ligadas ao tráfico de drogas em Limeira, no interior de São Paulo. Sua função dentro da facção era a de “torre”, posição equivalente a um gerente regional no esquema criminoso.
Além do suspeito, outros dois homens, que seriam seus comparsas, foram detidos no momento do desembarque. As prisões foram realizadas por equipes da Divisão de Investigações Gerais (DIG), da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise) e do Grupo de Operações Especiais (GOE) de Limeira, com apoio da 5ª Delegacia de Atendimento ao Turista do Porto de Santos.
Como funcionou a operação?
A Operação Narcos incluiu o cumprimento de dois mandados de prisão temporária e 10 mandados de busca e apreensão em diferentes locais da cidade. Durante a execução, os agentes localizaram mais de 400 tijolos de cocaína, dinheiro em espécie, máquinas de contar cédulas, veículos e celulares.
Segundo a Polícia Civil, os objetos apreendidos serão usados para aprofundar as investigações e identificar outros integrantes do esquema criminoso. O volume de drogas encontrado reforça o foco da operação em desarticular redes de tráfico atuantes no litoral paulista.
A Operação Narcos, conduzida pelas forças de segurança, busca não apenas prender lideranças do crime organizado, mas também enfraquecer as estruturas de distribuição e financiamento do tráfico na região.
A Polícia Civil prendeu hoje um criminoso que tem cargo liderança em facção criminosa. Ele e mais dois comparsas foram presos ao desembarcar de um navio de cruzeiro em Santos. pic.twitter.com/edm6fVuEDc
— Guilherme Derrite (@DerriteSP) December 27, 2024
Leia também: SBT acusa Deolane de ter recebido dinheiro da cunhada do chefe do PCC antes de prisão