
Um Boeing 737 Max 8 da Gol abortou a decolagem na noite desta terça-feira (11) no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, após colidir com um veículo na pista. O incidente ocorreu por volta das 22h e não deixou feridos.
A aeronave, matrícula PS-GPP, tinha como destino Fortaleza quando precisou interromper a manobra. Em comunicação com o controle de tráfego aéreo, um dos pilotos relatou a situação: “Gol 1674 abortou decolagem… tinha um carro no meio da pista”. Logo depois, acrescentou: “Trombamos num carro no meio da pista”. A controladora questiona se a colisão ocorreu na mesma pista, e o outro piloto confirma: “No eixo da pista”.
Os passageiros desembarcaram sem problemas, e a companhia aérea providenciou um voo extra para aqueles que seguiram viagem. Para os que optaram por permanecer no Rio de Janeiro, a empresa ofereceu assistência com acomodação, transporte e alimentação.
Por que o carro estava na pista?
Em nota, a concessionária RIOgaleão confirmou que um carro de manutenção estava na pista no momento do incidente e que não houve vítimas. O aeroporto continuou operando normalmente para pousos e decolagens, sem impacto na programação dos voos.
A Gol esclareceu que a aeronave colidiu com uma viatura da administradora do aeroporto durante o procedimento de decolagem. “A decolagem foi interrompida e todos os passageiros e tripulantes desembarcaram em segurança”, informou a companhia.
Ainda segundo a empresa, a tripulação seguiu os protocolos e agiu rapidamente para garantir a segurança dos ocupantes da aeronave. A companhia reforçou que o incidente não causará impacto em outros voos e que está colaborando com as investigações para esclarecer o ocorrido.
As autoridades aeroportuárias ainda não detalharam como a viatura foi parar no local e quais medidas serão adotadas para evitar novos episódios semelhantes.
Ver essa foto no Instagram
Leia também: Jato de vocalista de rock colide com outro avião em aeroporto nos EUA