turismo em pauta

Prefeita de Ubatuba mostra realizações com a força das mulheres à frente do município

Em entrevista exclusiva à Perfil Brasil a prefeita de Ubatuba e as secretárias de Turismo ressaltam a educação como pilar para a valorização do patrimônio histórico e cultural do município.

prefeita-e-secretarias-de-ubatuba
(Crédito: Divulgação)
Quando chegou nos estúdios do Grupo Perfil Brasil, Flavia Pascoal, prefeita de Ubatuba, município que fica no litoral norte de São Paulo, fez questão de trazer parte da equipe do Turismo: Thaila Brito, que comanda a pasta, e Telma Raizer, Secretária Adjunta. “Um time de mulheres à frente da nossa cidade”, afirma Flavia, com orgulho.  Uma gestão de pioneirismo e representatividade.
Em 2012, foi a vereadora mais votada da cidade e a primeira mulher a ocupar o cargo no Legislativo. Agora, é a primeira mulher prefeita da cidade. Uma responsabilidade que ela tira de letra, com base na sua trajetória e a confiança que conquistou da população. Flavia, além de prefeita, também é Vice-presidente do Consórcio Circuito Litoral Norte de São Paulo,  grupo de Turismo que envolve as 5 cidades da região.

Pergunto se já sofreu machismo. “Claro! Muitas vezes, quando eu chego em reuniões, perguntam ‘cadê o prefeito’? Respondo com trabalho e com uma boa gestão da cidade”.

Publicidade

E, basta olhar para os projetos em andamento para a valorização de Ubatuba que percebemos que Flavia tem mesmo muito trabalho em seu dia a dia. Uma das vocações do municípios é o esporte. A cidade é plana e isso favorece, por exemplo, a prática do ciclismo. 

“Estamos com projeção de obras para revitalizar toda a ciclovia da cidade, pois além do ciclismo, muitos moradores utilizam a bicicleta como meio de transporte”, afirma. 

A secretária de Turismo, Thaila Brito, conta com orgulho que a cidade também tornou-se referência do surf graças às ondas perfeitas e ao sucesso de Filipe Toledo, o  surfista de 27 anos, campeão mundial, que entrou para o hall de brasileiros coroados na WSL. “A escolinha de surf já existia em Ubatuba e depois que o Filipe foi campeão, a procura aumentou”, comemora Thaila.
E, o investimento no esporte só aumenta: “No nosso governo, ampliamos as atividades de surf, compramos pranchas novas e ampliamos recursos enviados para a associação”, explica a prefeita, em entrevista divulgada no site SportBuzz“Ubatuba está muito envolvida com o surf. Temos belas praias e com belas ondas. Agora temos um campeão [mundial de surf] da terra de Ubatuba”, completou a prefeita.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Publicidade

Uma publicação compartilhada por SportBuzz (@sportbuzzbr)

Além de praias e de diversas opções de lazer, Ubatuba conta com um patrimônio histórico que é uma aula de brasilidade. A valorização deste berço cultural é ressaltada pela Secretária Adjunta de Turismo Telma Raizer. “Somos uma cidade plural, temos quilombolas, indígenas e fazemos um trabalho nas escolas para aliar turismo com educação”, explica Telma, que é professora por formação e sabe da importância de formar cidadãos com consciência da riqueza histórica e cultural do município.
Confira a entrevista completa!

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.