Ícone do site

Prefeitura de SP vacina moradores em situação de rua contra gripe

Published 17/05/2022
Prefeitura de SP vacina moradores em situação de rua contra gripe

Viu alguém dormindo na rua com os termômetros em 13°C em SP? Ligue 156 (Crédito: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Na cidade de São Paulo, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) intensificou a vacinação contra a gripe para pessoas em situação de rua. A ação, que começou na sexta-feira passada (13), já aplicou mais de 800 doses. Desde o início da campanha de vacinação para pessoas em situação de vulnerabilidade, mais de 60.000 doses de vacina contra a Covid-19 também foram aplicadas.

O atendimento é feito por equipes itinerantes de saúde do programa Consultório na Rua. Estas equipes percorrem abrigos, centros de acolhimento e também realizam o atendimento na rua. O programa conta com enfermeiros e auxiliares de enfermagem, além da infraestrutura de tendas de atendimentos e ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). As vacinas também estão disponíveis em Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Durante a Operação Baixas Temperaturas, uma força-tarefa de diversos órgãos da Prefeitura de São Paulo prestará auxílio sanitário às pessoas em situação de rua. A desratização de certas áreas onde os atendimentos acontecem é feita por meio das equipes da Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ). Além da DVZ, outros órgãos como a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) também participam da operação.

O SAMU ministrará minicursos de primeiros socorros e de remoção para pessoas em estado de hipotermia. A mínima esperada para esta madrugada em São Paulo é de 6°C.

 

Sair da versão mobile