
Esta semana, a população de Mato Grosso do Sul deve preparar-se para enfrentar um clima especialmente quente e seco. Segundo informações do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), a região apresentará temperaturas elevadas, pouca umidade do ar e céu quase sem nuvens até pelo menos a próxima quinta-feira.
O cenário é tão extremo que a umidade relativa do ar pode chegar a índices comparáveis aos de desérticos ambientes como o Deserto do Saara. Enquanto o Saara possui em média 16% de umidade, cidades de Mato Grosso do Sul registraram índices ainda mais baixos, chegando a 10%. Especialmente em Campo Grande, a umidade foi de 18% no último registro.
Como a alta pressão atmosférica afeta o clima na região?
O Cemtec explica que este cenário atípico de calor e secura é resultado da atuação de um robusto sistema de alta pressão atmosférica. Esse sistema é um grande influenciador no clima, pois impede a formação de nuvens e precipitação. Assim, condições de céu limpo e alta temperatura tornam-se mais frequentes, contribuindo para o aumento do calor e a diminuição da umidade do ar.
Quais são as recomendações para lidar com o intenso calor?
- Hidratar-se constantemente, bebendo bastante água ao longo do dia.
- Evitar exposição ao sol e esforço físico nos períodos de maior calor.
Ademais, as temperaturas mínimas permanecem amenas durante as noites e manhãs, proporcionando um leve “friozinho”, mas as máximas durante o dia sobem rapidamente devido à grande massa de ar seco que se estabelece sobre a região.
Qual a previsão de temperaturas para os próximos dias?
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para Campo Grande indica que as temperaturas máximas variarão em torno de 33 °C nos próximos dias, seguindo uma tendência de calor intenso em outras áreas do estado. Outras cidades, como Corumbá e Porto Murtinho, podem esperar máximas que alcançam os 35 °C e 34 °C, respectivamente.
Neste período de condições climáticas adversas, é fundamental prestar atenção às recomendações dos órgãos de saúde e meteorologia, mantendo-se hidratado e protegido do sol intenso. A população local e visitantes devem preparar-se para mais alguns dias de calor extremo e baixa umidade, condições desafiadoras até mesmo para os mais acostumados ao calor, o que torna essencial o cuidado contínuo com a saúde e bem-estar.
Siga a gente no Google Notícias