Previsão do tempo em Santa Catarina: o que esperar de março a maio de 2025?

Previsão do tempo em Santa Catarina: o que esperar de março a maio de 2025?
Santa Catarina (Créditos: depositphotos.com / diegograndi)

O estado de Santa Catarina deve enfrentar um trimestre de março a maio de 2025 com temperaturas acima do normal. As condições climáticas indicam que o calor persistirá, com noites também quentes, devido à influência de massas de ar quente. Este cenário se estenderá até abril, quando as regiões mais altas do Planalto Sul começarão a sentir os primeiros sinais de frio, com geadas se tornando mais comuns em maio, à medida que massas de ar frio chegam ao Sul do Brasil.

Publicidade

Em relação às chuvas, a previsão aponta para um volume abaixo da média histórica. Isso se deve, em parte, à diminuição das chuvas de verão, que são geralmente convectivas. No entanto, a chegada de frentes frias na segunda metade de março poderá trazer precipitações, mas ainda assim, o total acumulado será inferior ao habitual, especialmente nas áreas do Oeste catarinense.

Quais são os impactos das chuvas abaixo da média?

Com a previsão de chuvas abaixo do esperado, Santa Catarina pode enfrentar desafios em diversos setores. A média mensal de precipitação no Oeste e Planalto deve ficar entre 100 e 130mm, enquanto no Litoral, entre 150 e 210mm. Nos meses de abril e maio, essa média pode cair ainda mais, o que pode afetar a agricultura e o abastecimento de água, exigindo medidas de mitigação e planejamento por parte das autoridades locais.

Eventos climáticos severos: o que pode acontecer?

Apesar da redução nas chuvas, o risco de eventos climáticos severos persiste. Tempestades intensas, acompanhadas de raios, granizo e ventos fortes, podem ocorrer. Além disso, a formação de ciclones extratropicais no litoral do Uruguai, Rio Grande do Sul e Santa Catarina pode resultar em ventos intensos e mar agitado, representando um perigo para a navegação e atividades costeiras.

Previsão do tempo em Santa Catarina: o que esperar de março a maio de 2025?
Tempestades – Créditos: depositphotos.com / neilld

El Niño e La Niña: há alguma influência?

Em janeiro de 2025, as temperaturas do mar no Pacífico Equatorial indicavam uma condição de La Niña fraca, mas em fevereiro, um aquecimento das águas próximas à costa do Peru sugeriu uma transição para a neutralidade climática. Para o trimestre de março a maio, não se espera uma influência significativa dos fenômenos El Niño ou La Niña, o que pode trazer uma certa estabilidade ao clima da região.

Preparação e adaptação

Com a previsão de temperaturas elevadas e chuvas abaixo da média, é crucial que a população e as autoridades de Santa Catarina estejam preparadas para enfrentar possíveis desafios. Monitorar as atualizações climáticas e adotar medidas preventivas pode ajudar a mitigar os impactos das condições climáticas previstas para os próximos meses.

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.