Na segunda semana do ano de 2025, o Brasil enfrentará condições climáticas distintas em diferentes regiões. Espera-se um aumento significativo das chuvas no centro-norte do país, incluindo as regiões Norte e Nordeste. Enquanto isso, uma massa de ar frio influenciará as temperaturas nas regiões Sul e Sudeste, resultando em um verão atipicamente fresco para essas áreas.
As chuvas deverão ser intensas no centro-sul de Goiás, Minas Gerais, sul da Bahia e Espírito Santo, com alertas emitidos para essas regiões. O sistema atmosférico, com uma frente fria oceânica, deverá intensificar um canal de umidade, potencializando as chuvas especialmente entre as regiões Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil.
Quais as previsões de chuvas para o centro-norte do Brasil?
Com a formação de um canal de umidade no centro-norte do Brasil, o potencial de chuvas é acentuado a partir de terça-feira, aumentando os riscos de transtornos. As previsões indicam acumulados de chuva que podem superar 200 mm, especialmente entre o norte do Sudeste, sul do Nordeste e Centro-Oeste. Alertas permanecem em vigor para Minas Gerais, Espírito Santo, sul e oeste da Bahia, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de áreas da Região Norte e interiores do Maranhão e Piauí.
Qual será o impacto do canal de umidade?
A partir de quarta-feira, espera-se que o canal de umidade se desloque mais ao norte. Este movimento reduzirá as chuvas no centro-sul de Minas Gerais e Triângulo Mineiro, enquanto permanecerá intenso nas regiões Norte e Nordeste. A semana deve terminar com um grande potencial de chuva para o norte de Minas Gerais, sul da Bahia e norte do Espírito Santo.
Como o clima será no Sul e Sudeste nos próximos dias?
Na região Sul, uma massa de ar frio deverá trazer temperaturas mais amenas, principalmente no Rio Grande do Sul. No entanto, esse efeito será breve, e o calor retornará a partir de quarta-feira, com temperaturas novamente elevadas entre 27 a 33°C. Santa Catarina e Paraná também experimentarão variações de temperatura, com pancadas de chuva isoladas contribuindo para uma sensação térmica mais amena no leste dos estados.
Para o Sudeste, especula-se uma semana chuvosa com temperaturas amenas em São Paulo e Rio de Janeiro, devido ao transporte de umidade do oceano. No início da semana, o tempo será de sol entre nuvens, mas à medida que a semana avança, o clima se torna mais ameno, especialmente a partir da quarta-feira. As chuvas deverão ocorrer de maneira mais intensa a partir das tardes, prolongando-se até a noite.
Como será o clima entre quinta e sexta-feira em São Paulo e Rio de Janeiro?
Na quinta a sexta-feira, o potencial de chuvas em São Paulo deve diminuir, enquanto no Rio de Janeiro, elas continuam frequentes. As temperaturas no fim de semana começarão a subir novamente, e o risco de chuvas significativas deve reduzir substancialmente. No Sul, após uma curta pausa de temperaturas amenas no Rio Grande do Sul, a região volta a enfrentar ondas de calor.
Para monitorar essas condições climáticas, é importante que os moradores das áreas afetadas permaneçam atentos às previsões e alertas meteorológicos. Qualquer decisão ou preparação antecipada pode ajudar a minimizar os potenciais impactos das chuvas e mudanças climáticas desta semana.
Siga a gente no Google Notícias