"inconformada"

Professora é esfaqueada por alunos do 7º ano em Caxias do Sul

Durante o turno escolar, uma professora de inglês foi esfaqueada dentro da sala de aula por dois estudantes do 7º ano, de 14 e 15 anos.
Professora é esfaqueada por alunos na escola municipal João de Zorzi, no RS – Crédito: Reprodução

Um episódio de violência interrompeu a rotina da Escola Municipal João de Zorzi, em Caxias do Sul (RS), na tarde de terça-feira (1). Durante o turno escolar, uma professora de inglês foi esfaqueada dentro da sala de aula por dois estudantes do 7º ano, de 14 e 15 anos. Ambos foram apreendidos logo após a agressão. Segundo o diretor da instituição, a vítima permanece internada e está “inconformada” com o ataque, mas seu estado de saúde é estável.

Publicidade

Além dos dois adolescentes detidos, a Polícia Civil investiga a participação de uma terceira aluna, que já foi liberada após prestar depoimento.

Professora foi alvo por motivo pessoal ou ação premeditada?

A hipótese de que o crime teria sido motivado por uma advertência disciplinar é considerada pela prefeitura. Segundo o vice-prefeito de Caxias do Sul, Edson Néspolo, a mãe de um dos jovens havia sido chamada à escola na véspera do ataque, o que poderia ter motivado uma possível retaliação.

Por outro lado, o diretor da escola, Jeferson Carvalho, contesta essa versão. Ele afirma que a conversa com a mãe foi pacífica e que não havia atritos diretos entre os alunos e a professora, apenas “questões pedagógicas”. Em sua avaliação, o ato pode ter sido “um fato isolado para causar algum impacto”.

O chamado para conversar com a mãe foi amistoso, acredito que não exista relação entre a chamada de ontem com o fato de hoje. Temos quase 300 anos e sabemos o histórico familiar de cada um. A professora está bem, um pouco inconformada com a ocasião. Acredito que foi um fato isolado para causar algum impacto“, disse Carvalho.

A direção também relatou que, antes de cometerem a agressão, os adolescentes danificaram as câmeras de segurança instaladas na sala de aula. Apesar da gravidade do episódio, a vítima não sofreu ferimentos profundos.

A Secretaria Municipal da Educação (SMED) suspendeu as aulas da rede municipal nesta quarta-feira (2) e informou, em nota, que os estudantes envolvidos “já vinham sendo acompanhados pela escola”. Ainda segundo o comunicado, equipes psicossociais e de prevenção à violência escolar estão prestando apoio na unidade.

Publicidade


Leia também: Professora é agredida por familiares de aluno após cobrar dever de casa: ‘Espancamento’

Publicidade
Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.