Repatriados vindos da Ucrânia já estão no Brasil

Operação foi organizada pelos ministérios da Justiça, da Defesa, das Relações Exteriores e da Saúde.

repatriados-vindos-da-ucrania-ja-estao-no-brasil
Voo da FAB chega de volta ao Brasil (Crédito: José Cruz/Agência Brasil)

Dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) pousaram nesta quinta-feira, 10, em Brasília, com repatriados vindos da Ucrânia. O cargueiro KC-390 Millennium e o Embraer Legacy trouxeram 42 brasileiros, 20 ucranianos, cinco argentinos e um colombiano. No grupo, também haviam 14 crianças, além de pets: oito cachorros e dois gatos.

Publicidade

Após deixar Varsóvia, na Polônia, na quarta-feira, os aviões fizeram escalas em Lisboa (Portugal) e na Ilha do Sal (Cabo Verde).

No voo de ida do KC-390 foram transportadas 11,6 toneladas de doação para a Ucrânia, que incluem cerca de 9 toneladas de alimentos desidratados de alto teor nutritivo, 50 purificadores de água e meia tonelada de insumos essenciais e itens médicos.

Na volta, o KC-390 trouxe a maioria dos passageiros. Já no Legacy, por se tratar de uma aeronave mais confortável, vieram uma grávida e duas famílias com crianças de colo.

Publicidade

O KC-390 é o maior avião militar desenvolvido e fabricado no hemisfério sul e um dos projetos estratégicos da Defesa. A aeronave já foi empregada em outras missões especiais de ajuda humanitária, como no Líbano (2020) e no Haiti (2021).

A Operação Repatriação é uma ação dos ministérios da Justiça e Segurança Pública, da Defesa, das Relações Exteriores e da Saúde.

(Agência Brasil)

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.