Os temporais recentes seguiram castigando o Rio Grande do Sul, especialmente nas regiões da Grande Porto Alegre e no interior do estado. Esses fenômenos meteorológicos, trouxeram granizo e vendavais que causaram inúmeros estragos. Na região Noroeste, em Palma Missões, as rajadas de vento atingiram 102 km/h, resultando em danos significativos.
Durante a madrugada, o vento forte em Sete de Setembro derrubou o ginásio polidesportivo do município. Na Grande Porto Alegre, destelhamentos de imóveis foram registrados. Além disso, diferentes municípios observaram novos temporais de granizo que danificaram lavouras locais. A chuva intensa também causou alagamentos em diversas vias da capital, Porto Alegre.
Quais Foram os Principais Danos Causados Pelos Vendavais?
Os vendavais e a chuva intensa no Rio Grande do Sul resultaram em uma série de problemas para os moradores e agricultores. Diversos imóveis sofreram destelhamentos e granizo de variados tamanhos danificou plantações. Regiões como o Vale do Rio Pardo enfrentaram alagamentos devido ao alto volume de chuva, fazendo com que o Rio Pardinho superasse a cota de inundação.
Em Porto Alegre, o nível do Rio Guaíba subiu, mas não atingiu níveis alarmantes, apesar da chuva significativa. A Metade Sul do estado registrou volumes altos de chuva, entre 100 mm a 320 mm, resultando em bloqueios de estradas como a BR-116 devido às inundações e alagamentos.
Como Está a Previsão do Tempo para os Próximos Dias?
A instabilidade diminuirá no Rio Grande do Sul neste domingo (29), embora o tempo não deva firmar completamente. Algumas cidades verão o sol entre nuvens, mas haverá muita nebulosidade e garoa isolada. As regiões do Leste, incluindo a Grande Porto Alegre e a Serra, continuarão com períodos de chuva leve e céu nublado.
O clima mais ameno trará temperaturas agradáveis, com máximas pouco acima dos 20ºC durante a tarde na maioria das cidades gaúchas. O tempo firme deve prevalecer no fim de semana, com sol predominando em todo o estado.
Quando a Chuva Voltará ao Rio Grande do Sul?
Na próxima semana, particularmente na segunda-feira, a chuva retornará para o Sul e Oeste do Rio Grande do Sul, podendo alcançar pontos no Centro do estado até o final do dia. Na terça-feira, a previsão é de que todas as regiões do estado sejam atingidas pela chuva. Apesar de não serem esperados volumes excessivos, há chances de temporais isolados.
Durante a segunda metade da próxima semana, a chuva se concentrará mais na Metade Norte do estado, onde pode ser forte e acompanhada de temporais em algumas áreas. É importante que a população esteja atenta aos alertas meteorológicos para se preparar adequadamente.
Como Posso Me Manter Informado Sobre as Condições Meteorológicas?
Estar informado é fundamental para estar preparado diante das adversidades climáticas.
- Fortes vendavais na região Noroeste causaram danos significativos.
- Granizo afetou diversas lavouras e imóveis em diferentes municípios.
- Chuva intensa alagou vias e elevou o nível do Rio Guaíba.
- A previsão para os próximos dias inclui nebulosidade e chuvas leves.
- Chuvas mais intensas estão previstas para a próxima semana.