MobizapSP

Saiba mais sobre o app que a Prefeitura de SP criou para concorrer com Uber

Apesar de já estar disponível para ser baixado nos sistemas Google e Apple, ele só começará a funcionar depois que cerca de 10 a 12 mil motoristas se cadastrarem. 

Aplicativo mobizapSP funcionará em viagens a partir da capital paulista (Crédito: Divulgação)

Nesta quinta-feira (09), a Prefeitura de São Paulo lançou o aplicativo MobizapSP, uma nova plataforma de transporte privado para concorrer com a Uber e 99.

Publicidade

A taxa cobrada do motorista por cada corrida será de 10,95%, menor do que as que são descontadas pelas outras empresas. Além disso, também não haverá cobrança de tarifa dinâmica em horários de pico.

A implementação e o desenvolvimento da plataforma ficaram sob a responsabilidade de um consórcio formado por companhias da área e a remuneração da taxa de administração ficará com as empresas.

Apesar de já estar disponível para ser baixado nos sistemas Google e Apple, ele só começará a funcionar depois que cerca de 10 a 12 mil motoristas se cadastrarem. Segundo o G1, Até as 17h desta quinta, foram registrados 323 motoristas pelo aplicativo e 7.700 pessoas pelo site. Para fazer a inscrição, acesse: https://mobizapsp.com.br/

A licitação para o funcionamento do aplicativo tem duração de cinco anos e, de acordo com os responsáveis, a taxa de cobrança dos motoristas será mantida inalterada até o fim, sem correção pela inflação de cada ano.

Publicidade

Segundo o secretário de Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito da metrópole, Ricardo Teixeira, a ideia é que o mobizapSP funcione como um “elemento regulador do mercado” de transporte de passageiros por aplicativo. “Está nascendo exponencialmente o produto e todas as viagens saem da cidade de São Paulo, um aplicativo que é municipal“, afirmou, durante o lançamento.

Para medidas de segurança, os passageiros terão de colocar o CPF e foto para criarem um perfil, e contarão com a disponibilidade de um botão de pânico – para denunciar um possível perigo sem ter de falar com a polícia.

Vai ter botão de pânico. Temos convênio da Prefeitura com a PM e já iniciamos tratativas de incluir esse serviço. Esperamos que isso não aconteça: clicou no botão, polícia tem que ter uma forma de te abordar sem ter que falar com o passageiro. E idem o passageiro também“, disse o secretário Teixeira.

Publicidade

Este é o segundo aplicativo de transporte individuais lançado pela prefeitura da capital paulista. Em 2018, o então prefeito João Doria anunciou o SPTáxi, que não teve adesão a adesão necessária.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.