Recentemente, alertas têm sido emitidos para a região Sul do Brasil devido à expectativa de condições meteorológicas adversas. Um centro de baixa pressão está se movendo do Nordeste da Argentina e Paraguai em direção ao Sul do Brasil. Esta movimentação promete trazer chuvas intensas e temporais para a região nas próximas horas, especialmente no Rio Grande do Sul.
O sistema de baixa pressão mencionado está interagindo com o ar quente e úmido já presente na região. Tal combinação está criando núcleos de instabilidade, que podem se manifestar como condições de tempo severo em algumas áreas. A expectativa é de que o clima se torne mais volátil a partir do final do dia de hoje e siga assim durante toda a madrugada de quinta-feira.
Qual a área com maior risco de temporais?
O Rio Grande do Sul, especificamente nas Metades Oeste e Norte, está na linha de frente para o surgimento desses fenômenos. Porém, a atuação do centro de baixa pressão se expandirá para incluir também Santa Catarina e o Paraná. Na manhã de quinta-feira, uma linha de instabilidade avançará, provocando chuvas intensas acompanhadas de raios e potencial para vendavais.
Dados de modelos meteorológicos, como o WRF, indicam a provável formação de fortes núcleos de instabilidade. Pequenos intervalos de chuva intensa podem gerar grandes acumulados em determinada localidade, acompanhados de granizo e rajadas de vento que podem atingir entre 80 km/h e 100 km/h.
Quais os impactos previstos para Santa Catarina e Paraná?
Nessa dinâmica de instabilidade, Santa Catarina e Paraná também enfrentam riscos de tempo severo. As projeções indicam que essas regiões poderão sofrer com vendavais devido ao avanço da linha de instabilidade. Mesmo que o modelo europeu e o norte-americano apresentem algumas divergências nas áreas exatas de maior risco, ambos concordam na alta possibilidade de vendavais isolados.
Este cenário de instabilidade pode resultar em danos materiais localizados, devido à força dos ventos e à intensidade da precipitação. Isso reforça a necessidade de precauções e monitoramento contínuo das condições meteorológicas por parte da população e das autoridades locais.
O que esperar após a passagem do sistema de baixa pressão?
Depois que o centro de baixa pressão se deslocar para o Oceano Atlântico, haverá uma mudança no padrão do tempo. O sistema começará a permitir a entrada de uma massa de ar mais seco e ameno, oferecendo assim uma melhora nas condições climáticas no Sul do Brasil. As noites deverão se tornar mais frescas e as tardes, agradáveis, à medida que as temperaturas caem ligeiramente.
Siga a gente no Google Notícias