Carros elétricos emitem até 70% menos CO₂ que modelos a combustão

Carros elétricos emitem até 70% menos CO₂ que modelos a combustão
Carro elétrico – Carros – Créditos: depositphotos.com / Sopotniccy

O debate sobre a sustentabilidade dos carros elétricos tem ganhado destaque nos últimos anos. Estudos recentes indicam que, ao longo de seu ciclo de vida, esses veículos podem emitir até 70% menos dióxido de carbono (CO₂) em comparação com modelos a combustão. Essa diferença se deve, em grande parte, à eficiência energética superior dos veículos elétricos e à possibilidade de utilizarem eletricidade gerada por fontes renováveis.

Publicidade

Embora a fabricação de carros elétricos seja mais emissiva, especialmente devido à produção das baterias, essa desvantagem inicial é rapidamente superada durante o uso. Dados mostram que a produção de um veículo elétrico pode liberar até 6,57 toneladas de CO₂, enquanto um carro a combustão gera cerca de 3,74 toneladas. No entanto, a eficiência energética dos veículos elétricos compensa essa diferença ao longo do tempo.

Como a eficiência energética dos carros elétricos reduz emissões?

A eficiência energética é um dos principais fatores que tornam os carros elétricos mais sustentáveis. Enquanto um carro a gasolina converte apenas de 16% a 25% da energia do combustível em movimento, um veículo elétrico pode aproveitar até 91% da energia armazenada na bateria. Além disso, o consumo energético para percorrer 100 km é significativamente menor nos modelos elétricos.

Por exemplo, um SUV a combustão pode consumir entre 6,7 e 21,7 litros de gasolina para percorrer essa distância, enquanto um SUV elétrico consome de 20,9 a 44,6 kWh, o que equivale a cerca de 2,3 a 5 litros de combustível. Essa eficiência reduz o impacto ambiental durante o uso do veículo.

Qual o papel das fontes de energia na sustentabilidade dos carros elétricos?

O impacto ambiental dos carros elétricos também depende da fonte de energia utilizada para carregá-los. Em países com uma matriz energética mais limpa, como a Espanha, o efeito positivo é ainda mais evidente. Em 2024, 55,8% da eletricidade produzida no país veio de fontes renováveis, e 75,4% da energia elétrica consumida teve baixo impacto climático.

Carros elétricos emitem até 70% menos CO₂ que modelos a combustão
Carros elétricos Créditos: depositphotos.com / welcomia

No Brasil, a situação é ainda mais favorável, já que cerca de 90% da geração de eletricidade provém de fontes renováveis, principalmente hidrelétricas. Isso contribui para que o uso de carros elétricos no país tenha um impacto ambiental reduzido desde os primeiros quilômetros rodados.

Os híbridos plug-in são uma alternativa viável?

Os híbridos plug-in (PHEVs) também são considerados uma alternativa sustentável, mas sua eficiência em termos de emissões depende do uso do modo elétrico. Se esse modo for utilizado por 54% do tempo de condução, as emissões ao longo da vida útil do carro ficam entre 11% e 53% abaixo das de um carro convencional. No entanto, se o uso do motor elétrico for limitado a 26% do tempo, a diferença de emissões em relação aos modelos a combustão não passa de 33%.

Publicidade
Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.