Revelado os modelos de carros amados pelo povo que pararam de ser produzidos em 2024

Chevrolet Cruze Foto: Divulgação/Flickr
Chevrolet Cruze Foto: Divulgação/Flickr

O ano de 2024 tem sido um período significativo para o setor automotivo no Brasil. Com a chegada de veículos novos e a reestilização de modelos já conhecidos, o mercado está se adaptando às inovações tecnológicas e às exigências de sustentabilidade. No entanto, como parte desse processo, muitos carros que marcaram presença nas estradas brasileiras estão se despedindo de vez.

Publicidade

Entre os modelos que deixaram de ser ofertados estão o Chevrolet Cruze, Renault Logan e o Nissan Leaf. A evolução tecnológica, aliada à preferência crescente por SUVs e veículos eletrificados, desempenhou um papel crucial na decisão das montadoras em descontinuar esses modelos. Confira abaixo mais detalhes sobre esses veículos e outros que saíram de cena em 2024.

Quais carros deixaram o mercado brasileiro em 2024?

2017_Chevrolet_Cruze Foto: DIvulgação/Wikimedia Commons
2017_Chevrolet_Cruze Foto: DIvulgação/Wikimedia Commons

Uma das saídas mais marcantes foi a do Chevrolet Cruze, tanto na versão sedã quanto hatchback Sport6. Com mais de uma década de presença, o modelo perdeu espaço para o crescente segmento de SUVs. A produção do Cruze na Argentina já havia sido encerrada em dezembro de 2023, e sua comercialização no Brasil parou definitivamente em agosto de 2024.

Além do Cruze, a linha Renault também sofreu baixas com a saída do Logan. Com 17 anos de mercado, a produção desse sedã foi encerrada em São José dos Pinhais, Paraná. Essa estratégia está alinhada com o foco da montadora em modelos mais rentáveis, como SUVs.

Modelos elétricos e híbridos dão adeus ao mercado brasileiro?

Nissan Leaf foi o primeiro carro elétrico vendido em grande escala globalmente. Entretanto, as limitações de sua bateria e a evolução rápida do mercado de veículos elétricos resultaram em seu declínio. O Leaf parou de ser comercializado no Brasil em abril de 2024, sendo disponível agora apenas por assinatura.

Publicidade

Outro modelo que deixou o Brasil foi o Chevrolet Bolt junto com o Bolt EUV. Apesar de estarem no mercado há algum tempo, as vendas baixas e a tecnologia defasada foram motivos para sua descontinuação. Esses modelos foram substituídos por novas linhas de elétricos com tecnologia avançada.

Quais outros veículos notáveis foram descontinuados?

Peugeot 3008 deu espaço para o lançamento do novo e-3008 elétrico. As vendas discretas e uma nova geração já disponível na Europa foram fatores decisivos para sua retirada do mercado brasileiro. Da mesma forma, o Peugeot e-208 saiu de cena em favor do novo e-2008 SUV elétrico.

Outro ícone que se despediu foi o Chevrolet Camaro. Com um legado potente e esportivo, o modelo diz adeus em sua forma a combustão, com planos futuros para uma versão elétrica.

Publicidade

Encerramento de uma era nos veículos tradicionais

Entre as outras despedidas, estão os veículos como o Hyundai Ioniq, o Toyota Camry no Brasil e a picape elétrica Jac iEV-330P. Cada um com suas particularidades, como baixa demanda ou ajustes de estratégia das montadoras, levaram a esse destino.

Essas mudanças no mercado automotivo brasileiro são reflexo de uma adaptação às novas tendências globais, com forte ênfase em eficiência energética e sustentabilidade. Enquanto alguns ícones se vão, a indústria continua a olhar para o futuro, com novas tecnologias e modelos mais alinhados às demandas contemporâneas.

Publicidade
Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.