fusão nuclear

EUA anunciam avanço na produção de energia limpa

Ainda que os resultados práticos demorem a aparecer, o anúncio é visto como um marco importante para a física.

eua-anunciam-avanco-na-producao-de-energia-limpa
Jennifer Granholm (Créditos: Getty Images)

O governo dos Estados Unidos anunciou nesta terça-feira (13), um avanço em relação à produção de energia limpa. Cientistas conseguiram produzir uma reação de fusão nuclear que teve um ganho líquido de energia, ou seja, um resultado que gerou mais energia do que o necessário para alimentar o processo.

Publicidade

Ainda que os resultados práticos demorem a aparecer, o anúncio é visto como um marco importante para a física. O anúncio foi feito pela secretária de Energia dos EUA, Jennifer Granholm, em uma coletiva de imprensa junto com representantes da Administração Nacional de Segurança Nuclear (NNSA) e do Laboratório Nacional Lawrence Livermore (LLNL).

“Esse é um grande progresso científico em desenvolvimento que abrirá caminho para avanços na defesa nacional e para o futuro da energia limpa”, informou o laboratório americano em um comunicado.

“Esta é uma conquista marcante para os pesquisadores e funcionários do National Ignition Facility, que dedicaram suas carreiras para ver a ignição por fusão se tornar uma realidade”, afirmou Granholm. “Esse marco, sem dúvida, desencadeará ainda mais descobertas”, completou a secretária.

O Departamento de Energia dos EUA anunciou, nesta terça-feira (13), uma conquista histórica na fusão nuclear: pela primeira vez, cientistas americanos produziram mais energia a partir da fusão do que a energia do laser usada para alimentar o experimento #LiveCNNBrasil pic.twitter.com/dX09WnOHsW

Publicidade

— CNN Brasil (@CNNBrasil) December 13, 2022

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.