Em setembro de 2013, a NASA lançou o foguete Minotaur V como parte da missão Lunar Atmosphere and Dust Environment Explorer (LADEE). Este evento chamou a atenção não só pelo lançamento em si, mas por uma fotografia icônica que acabou se tornando viral.
Desde que o cosmonauta Yuri Gagarin se tornou o primeiro humano a orbitar a Terra em 1961, as viagens espaciais têm fascinado o mundo. Embora alguns lançamentos tenham um impacto histórico maior, como a Apollo 11 ou a quase desastrosa Apollo 13, outros ganham destaque por razões completamente inesperadas.
Sapo voador da NASA
Segundo o site Aventuras na História, em 7 de setembro de 2013, a NASA lançou o foguete Minotaur V para a missão LADEE. Como de costume, o lançamento foi amplamente documentado com várias câmeras capturando imagens e vídeos de diferentes ângulos.
No entanto, uma dessas câmeras capturou uma cena incomum: em meio à fumaça da decolagem, a silhueta de um pequeno sapo foi vista “voando” devido à propulsão do foguete. A imagem foi tão peculiar que muitos acharam que pudesse ter sido manipulada digitalmente.
Logo após a divulgação, houve especulações sobre a autenticidade da imagem do sapo. No entanto, a NBC News repercutiu a confirmação de Jeremy Eggers, porta-voz do Mid-Atlantic Regional Spaceport — local de onde foi feito o lançamento —, garantindo que a fotografia era genuína.
A imagem é real, mas a questão que surgiu foi: como um sapo foi parar tão próximo à base de lançamento de um foguete? A resposta está no sistema de despejo de água de alto volume da plataforma de lançamento no Mid-Atlantic Regional Spaceport.
Esse sistema protege a plataforma contra danos e suprime os ruídos dos lançamentos de foguetes. Para o azar daquele sapo, a “piscina” do sistema oferecia um ambiente úmido e fresco, ideal para um anfíbio, mas extremamente perigoso no momento do lançamento.