O Comitê Paralímpico Internacional anunciou nesta quinta-feira (3) que os atletas da Rússia e de Belarus estão banidos dos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022. Os jogos iniciam nesta sexta-feira (4).
Em comunicado Andrew Parsons, presidente do Comitê declarou “No IPC, acreditamos firmemente que esporte e política não devem se misturar. No entanto, não por culpa própria, a guerra chegou a esses Jogos e, nos bastidores, muitos governos estão influenciando nosso querido evento”.
Além disso, Parsons afirmou que demais comitês paralímpicos de outros países ameaçaram não competir, caso houvesse a presença de russo e belarussos, de acordo com o portal CNN. “As nações provavelmente se retirarão” e “provavelmente não teremos Jogos viáveis”, completou Andrew.
Com isso, 83 atletas de Rússia e Belarus serão afetados. “Para os atletas dos países impactados, sentimos muito que sejam afetados pelas decisões que seus governos tomaram na semana passada ao violar a Trégua Olímpica. Vocês são vítimas das ações de seus governos”, concluiu o presidente do Comitê.
Entenda o conflito
Na última quinta-feira (24), Vladimir Putin deu início ao conflito contra a Ucrânia ao bombardear regiões do país. A invasão contou com domínios por terra, mar e ar, após autorização do presidente russo.
Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia faça parte da OTAN, uma aliança criada pelos Estados Unidos. O presidente não deseja que uma base inimiga seja estabelecida próxima a seu território, uma vez que a Ucrânia faz fronteira com a Rússia. Esse foi um dos estopins para que Putin iniciasse os ataques.
“Quem tentar inferir, ou ainda mais, criar ameaças para o nosso país e nosso povo, deve saber que a resposta da Rússia será imediata e levará a consequências como nunca antes experimentado na História”, afirmou Putin
Estão prontos? Os Jogos Paralímpicos de Inverno começam nessa sexta-feira, e a gente traz para você um guia com tudo que você precisa saber! #Beijing2022 https://t.co/Zamth7ELls
— Jogos Olímpicos (@JogosOlimpicos) March 2, 2022