O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, declarou nesta segunda-feira, 28, que os norte-americanos não devem se preocupar com uma guerra nuclear. De acordo com a CNN Brasil, a manifestação acontece um dia após o presidente da Rússia, Vladimir Putin, ordenar que seu comando militar coloque unidades de armamento nuclear em alerta máximo.
Putin afirmou que a medida acontece após “declarações agressivas” de líderes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e sanções econômicas contra Moscou.
Segundo a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, “a retórica provocativa como essa em relação a armas nucleares é perigosa e deve ser evitada e não a alimentaremos. A diretiva do presidente Putin foi essa e nós nesse momento não vamos alterar nosso nível de alerta. Mas é bom lembrar, que nos últimos anos e meses, nós tivemos vários desentendimentos com a Rússia em relação a vários aspectos“.
“A Rússia e os Estados Unidos concordam que uma guerra nuclear teria muitas consequências devastadoras e que nunca poderia ser ganha e, portanto, não deve ser travada“, continuou Psaki.
I spoke today with Allies and partners to discuss Russia’s unprovoked war on Ukraine. We are continuing our support for the Ukrainian people as they defend their country and affirmed our readiness to keep imposing severe costs on Russia if they do not de-escalate. pic.twitter.com/mpQKYOvmUj
— President Biden (@POTUS) February 28, 2022