Comandante ucraniano diz que dezenas de russos se renderam em Kharkiv

O prefeito de Kiev, capital da Ucrânia, afirmou neste domingo (27) que não há tropas russas na capital

comandante-ucraniano-diz-que-dezenas-de-russos-se-renderam-em-kharkiv
Veículos de guerra (Créditos: Anadolu Agency/Getty Images)

Oleg Synegubov, comandante das forças ucranianas em Kharkiv, afirmou que dezenas de soldados russos se renderam em meio aos combates. De acordo com o portal CNN, ele também alegou que os soldados capturados reclamam de desmoralização e não compreensão da missão.

Publicidade

“Deixando suas posições, os combatentes russos tentam se esconder entre os civis, pedindo às pessoas roupas e comida”, diz Syneguboy.  Neste domingo, o conselheiro do ministro do Interior ucraniano, Vadym Denysenko, disse que as forças russas tentaram “invadir nossas cidades. Mas a cidade de Kiev, a cidade de Chernihiv, a cidade de Mariupol, a cidade de Kharkiv, estão completamente sob controle ucraniano. Apesar do fato de que os russos estão enviando seus grupos de sabotagem e bombardeando infraestruturas críticas, nós defendemos todas as nossas cidades”.

O prefeito de Kiev, capital da Ucrânia, também afirmou neste domingo (27) que não há tropas russas na capital. “Houve confrontos e conflitos à noite. Destruiu vários grandes grupos de sabotagem”, disse Vitali Klitschko.

Entenda o conflito

Nesta quinta-feira (24), Vladimir Putin deu início ao conflito contra a Ucrânia ao bombardear regiões do país. A invasão contou com domínios por terra, mar e ar, após autorização do presidente russo.

Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia faça parte da OTAN, uma aliança criada pelos Estados Unidos. O presidente não deseja que uma base inimiga seja estabelecida próxima a seu território, uma vez que a Ucrânia faz fronteira com a Rússia. Esse foi um dos estopins para que Putin iniciasse os ataques.

Publicidade

“Quem tentar inferir, ou ainda mais, criar ameaças para o nosso país e nosso povo, deve saber que a resposta da Rússia será imediata e levará a consequências como nunca antes experimentado na História”, afirmou Putin

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.