Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, divulgou um vídeo nesta terça-feira (7) em seu escritório em Kiev. É a primeira vez que o presidente é visto no local após o início da invasão russa.
“Vou ficar em Kiev. No meu escritório. Não estou me escondendo. E não tenho medo de ninguém”, afirmou Zelensky. De acordo com o portal G1, alo lançar o vídeo em se canal na rede Telegram ele escreveu “Eu fico em Kiev. Em Bankova. Não me escondendo. E não tenho medo de ninguém. Tanto quanto é preciso para vencer esta guerra!”.
Na gravação, o presidente afirma estar ao ado de sua equipe e que “os heróis militares ucranianos” estavam em posição. Zelensky afirma que todos estão lutando pela vitória. Além disso, ele acusou o exército russo do fracasso da retirada de civis em corredores humanitários nesta terça-feira (8).
Entenda o conflito
Desde a quinta-feira (24), Vladimir Putin deu início ao conflito contra a Ucrânia ao bombardear regiões do país. A invasão contou com domínios por terra, mar e ar, após autorização do presidente russo.
Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia faça parte da OTAN, uma aliança criada pelos Estados Unidos. O presidente não deseja que uma base inimiga seja estabelecida próxima a seu território, uma vez que a Ucrânia faz fronteira com a Rússia. Esse foi um dos estopins para que Putin iniciasse os ataques.
Em violação dos acordos anteriormente alcançados, a Rússia sabotou a abertura dos corredores humanitários para a evacuação da população civil. ???????? continua o bombardeio de Kyiv, Mariupol, Volnovakha, Sumy, Mykolaiv, Kharkiv e outras cidades, vilas e aldeias. 1/2 https://t.co/IKzQf5fZxf
— UKR Embassy in BRA (@UKRinBRA) March 7, 2022