
Um ataque aéreo russo na cidade de Kryvyi Rih, região central da Ucrânia, deixou uma mulher morta e 15 feridos na madrugada desta quarta-feira (12), no horário de Brasília. Autoridades locais confirmaram os danos causados pelo bombardeio, ocorrido poucas horas depois de o governo ucraniano aceitar um cessar-fogo temporário.
A proposta, feita pelos Estados Unidos, prevê uma trégua de 30 dias e foi discutida em uma reunião entre diplomatas americanos e ucranianos na Arábia Saudita. A Rússia ainda não se pronunciou oficialmente sobre a adesão ao acordo.
Pouco antes do ataque em Kryvyi Rih, a capital ucraniana, Kiev, também foi alvo de bombardeios russos na noite de terça-feira (11), no horário de Brasília.
Quais foram os danos causados pelo ataque?
O governador da região de Dnipropetrovsk, Serhiy Lysak, afirmou que o ataque atingiu uma instalação de serviços essenciais, provocando incêndios. O chefe militar de Kryvyi Rih, Oleksandr Vilkul, relatou danos a prédios residenciais, empresas e infraestruturas civis.
A cidade, que é o local de nascimento do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, tem sido um dos alvos frequentes desde o início da invasão em grande escala da Ucrânia, há mais de três anos.
Na maior cidade da região, Dnipro, outra investida russa deixou um ferido e danificou casas, empresas e instalações de infraestrutura, segundo Lysak. Incêndios foram registrados, mas a maior parte já foi controlada.
Tentativa de cessar-fogo
Na madrugada desta quarta-feira (12), a Rússia também lançou um ataque aéreo contra Kiev, de acordo com o prefeito da cidade, Vitali Klitschko. Segundo ele, as defesas antiaéreas foram acionadas para conter os bombardeios.
Enquanto os ataques ocorriam, os Estados Unidos anunciaram que retomarão o compartilhamento de inteligência e assistência em segurança à Ucrânia. Além disso, os dois países concordaram em acelerar um acordo para exploração dos recursos minerais ucranianos, tema em debate desde o retorno de Trump à Casa Branca.
Os detalhes do cessar-fogo ainda não foram divulgados oficialmente, e a proposta depende da aprovação da Rússia para entrar em vigor. Caso o acordo seja firmado, a Ucrânia espera incluir a troca de prisioneiros e a devolução de crianças ucranianas levadas à força pela Rússia.
O presidente Zelensky elogiou a negociação e afirmou que a proposta garante maior segurança ao país por terra, mar e ar.
Ver essa foto no Instagram
Leia também: Ucrânia aceita proposta para cessar-fogo de 30 dias com a Rússia