“muito avançado”

Trump afirma que acordo de paz entre Rússia e Ucrânia está perto de se concretizar

O presidente Donald Trump assinou um decreto que abre caminho para o fim do Departamento de Educação dos Estados Unidos.
Presidente dos EUA, Donald Trump – Crédito: depositphotos.com / Ale_Mi

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta quinta-feira (27) que as negociações para um acordo de paz entre Rússia e Ucrânia estão em estágio avançado. No entanto, ele ressaltou que qualquer debate sobre uma possível “força de manutenção da paz” só poderá ocorrer após a conclusão do entendimento entre os dois países.

Publicidade

Temos que fazer um acordo primeiro. No momento, não temos um acordo. Temos a Rússia, temos a Ucrânia. Acho que estamos muito bem avançados; acho que a Rússia tem agido muito bem”, afirmou Trump no Salão Oval.

Putin respeitará o acordo?

O presidente americano enfatizou que prefere aguardar um desfecho concreto antes de discutir medidas adicionais. “Acho que estamos muito bem avançados em um acordo, mas ainda não fizemos um acordo. Então, não gosto de falar sobre manutenção da paz até que tenhamos um acordo. Gosto de fazer as coisas. Não quero dar um sinal de azar”, disse.

Ele também destacou que seu governo tem mantido “conversas muito boas” com Rússia e Ucrânia. Questionado se acredita que o presidente russo Vladimir Putin respeitará os termos após a assinatura do acordo, Trump demonstrou confiança: “Acho que, enquanto tivermos um acordo, será o acordo”.

“Se eu não ganhasse a eleição, acho que nem estaríamos falando com Putin agora”, acrescentou. Mais tarde, ao ser questionado se confia no líder russo, ele respondeu: “Confiar e verificar, vamos chamar assim.

Parceria econômica com a Ucrânia

Na sexta-feira (28), o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky visitará a Casa Branca para formalizar um novo acordo com os Estados Unidos. Segundo um alto funcionário do governo americano, a parceria envolverá cooperação econômica, incluindo a exploração de minerais de terras raras.

O presidente Zelensky virá me ver na sexta-feira de manhã, e assinaremos um acordo muito importante para ambos os lados, porque realmente nos levará para aquele país. Trabalharemos lá. Teremos muitas pessoas trabalhando lá. E então, nesse sentido, é muito bom. É um apoio. Não acho que ninguém vai brincar se estivermos lá com muitos trabalhadores, e tendo a ver com terras raras e outras coisas que precisamos para o nosso país, e nós apreciamos muito isso”, afirmou Trump.

Publicidade


Leia também: Filha de Trump se recusou assinar documento afirmando que ele não era antissemita

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.