Ucrânia rejeita corredores humanitários propostos pela Rússia

De acordo com a proposta russa, os civis seriam retirados de quatro cidade ucranianas em direção à Rússia ou para Belarus

ucrania-rejeita-corredores-humanitarios
Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia (Créditos: Sean Gallup/Getty Images)

A Ucrânia rejeitou os corredores humanitários propostos pela Rússia nesta segunda-feira (7). De acordo com a proposta russa, os civis seriam retirados de quatro cidades ucranianas em direção à Rússia ou para Belarus.

Publicidade

As quatro cidades que teriam os corredores humanitários propostos pela Rússia seriam Kiev, Mariupol, Kharkiv e Sumy, que são os principais alvos de ataque. Iryna Vereschuk, vice-primeira-ministra, classificou a proposta como “absurda, cínica, inaceitável”, de acordo com o portal Correio Braziliense

“Não é uma opção aceitável. Os civis retirados das cidades de Kharkiv, Kiev, Mariupol e Sumy não irão para Belarus, para em seguida embarcar em um avião e seguir para Rússia”, completou. O porta-voz do presidente ucraniano defendeu que os civis devem poder sair das zonas de conflito, mas continuar no país: “Esta é uma história completamente imoral. Eles são cidadãos da Ucrânia, eles devem ter o direito de evacuar para o território da Ucrânia”.

Entenda o conflito

Desde a quinta-feira (24), Vladimir Putin deu início ao conflito contra a Ucrânia ao bombardear regiões do país. A invasão contou com domínios por terra, mar e ar, após autorização do presidente russo.

Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia faça parte da OTAN, uma aliança criada pelos Estados Unidos. O presidente não deseja que uma base inimiga seja estabelecida próxima a seu território, uma vez que a Ucrânia faz fronteira com a Rússia. Esse foi um dos estopins para que Putin iniciasse os ataques.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.