A chegada do fim do ano traz expectativas de festas e celebrações, mas para muitos brasileiros, também é um período de reforço financeiro. Aposentados e pensionistas do INSS contarão com o pagamento do 13º salário, que visa auxiliar nas despesas típicas deste período. Este valor adicional é aguardado por muitos que recebem benefícios entre junho e outubro de 2024.
Tradicionalmente, o 13º salário é pago em duas parcelas, mas este ano ele será creditado em uma única vez, entre 25 de novembro e 6 de dezembro. Este esquema de pagamento segue a lógica das transferências mensais do INSS, começando com os beneficiários de um salário mínimo e, posteriormente, aqueles que recebem valores mais elevados. Essa ação tem como objetivo proporcionar um alívio financeiro aos segurados no fim de ano.
Como é o calendário de pagamento do 13º salário?
A ordem de pagamento segue os dígitos finais do benefício, de modo a organizar e facilitar o processo. Este esquema garante que todos recebam no menor tempo possível sem sobrecarregar o sistema.
- Final 1: 25 de novembro
- Final 2: 26 de novembro
- Final 3: 27 de novembro
- Final 4: 28 de novembro
- Final 5: 29 de novembro
- Final 6: 2 de dezembro
- Final 7: 3 de dezembro
- Final 8: 4 de dezembro
- Final 9: 5 de dezembro
- Final 0: 6 de dezembro
Para os beneficiários que recebem mais de um salário mínimo, o calendário também é semelhante, começando em 2 de dezembro para os dígitos finais 1 e 6, e seguindo de forma linear até 6 de dezembro para finais 5 e 0.
Quem tem direito ao 13º salário do INSS?
O 13º salário está disponível para um grupo específico de beneficiários do INSS. Não são todos os segurados que fazem jus a este pagamento, mas sim aqueles que recebem alguns tipos de benefícios específicos ao longo do ano.
- Aposentadoria
- Pensão por morte
- Auxílio-doença
- Aposentadoria por invalidez
- Auxílio-acidente
Como é calculado o valor do 13º salário do INSS?
O valor do 13º salário corresponde a uma parcela do valor que o beneficiário já recebe mensalmente do INSS. Assim, para quem recebe rendimentos fixos, como aposentadoria ou pensão, o valor é igual ao benefício mensal. Já para os que recebem auxílio-doença ou benefícios temporários, o valor do 13º é proporcional ao tempo de recebimento ao longo do ano.
Importante salientar que aqueles que recebem até dois salários mínimos estão isentos de Imposto de Renda sobre o 13º salário. Existem ainda isenções adicionais aplicáveis a casos de doenças graves, e aposentados com 65 anos ou mais têm direito a uma cota extra de isenção a partir do mês do aniversário.
Qual a importância do 13º salário para a economia e os beneficiários?
O 13º salário do INSS é mais do que uma vantagem financeira para os beneficiários; ele desempenha um papel fundamental na economia. Esse influxo adicional de dinheiro ajuda muitos aposentados e pensionistas a gerirem melhor suas finanças, equilibrando gastos sazonais com presentes e outras despesas de fim de ano. Além disso, o aumento súbito no poder de compra contribui para a movimentação econômica, aquecendo o comércio local e regional durante um período crucial.
Siga a gente no Google Notícias