dicas importantes

7 orientações práticas para economizar energia elétrica e reduzir a conta de luz!

*Por Simone Costa.

7 orientações práticas para economizar energia elétrica e reduzir a conta de luz!
(Crédito: Canva Fotos)

Seja protagonista de sua vida financeira, economize energia elétrica e reduza sua conta de luz!

Publicidade

Economizar energia elétrica reduz a sua conta de luz e corrobora para o uso consciente dos recursos naturais contribuindo assim para o meio ambiente. São atitudes simples e práticas que podem ser incluídas em sua rotina diária.

Tenho certeza de que algumas você deve conhecer e o que falta é colocá-las em prática. Então vamos lá!

1) Apague as luzes

Sim, isso mesmo, apague as luzes quando não estiver presente no ambiente. Existe um ditado popular que diz “luz que se apaga é luz que não se paga.” Este ditado traduz a essência desta ação; economizar. Para apoiar neste processo caso não faça parte de seu hábito, utilize lembretes no ambiente e, de preferência, próximos aos interruptores. Assim, ao acender a luz a pessoa irá ter contato com a mensagem para quando sair, apagar a luz. Propague esta ação não só em sua casa, mas na vizinhança e condomínio. Ações educativas contribuem para a sociedade e por conseguinte para o planeta.

2) Tire da tomada os aparelhos que não estão em uso

Em linhas gerais muitos aparelhos eletrônicos consomem energia mesmo quando estão desligados se estiverem conectados à tomada. Cita-se como exemplos televisões, notebooks, carregadores de celular, secador, entre outros. Neste sentido, se não estiver usando o aparelho tire-o da tomada. Importante utilizar o bom senso uma vez que se fizer

Publicidade

isso com a geladeira terá prejuízo ao invés de economia. Torne um hábito, faça essa verificação diariamente ao sair de casa. Envolva sua família!

3) Utilize a luz natural e aposte nas lâmpadas corretas

Use a luz natural a seu favor! Abra as janelas e deixe o sol entrar! Muitas vezes a luz natural ilumina completamente o ambiente de forma a não ser necessária a luz elétrica.

Outro fator importante é utilizar as lâmpadas adequadas. Trocar lâmpadas incandescentes por fluorescentes é uma atitude muito eficaz para economizar energia. Os modelos LED são ainda melhores, por serem recicláveis e não oferecerem problemas que envolvem o mercúrio das fluorescentes.

Publicidade

4) Atenção ao selo dos aparelhos elétricos que possui e na compra dos novos

Ao adquirir um novo aparelho adicionalmente ao custo e design é importante se atentar para produtos que possuem o selo de eficiência energética do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), pois consomem menos energia elétrica comparativamente a outros da mesma classe que não possuem o selo.

Para compras internacionais, considere o selo Energy Star. Trata-se de um programa voluntário de certificação criado em 1992 pela Agência de Proteção Ambiental (EPA) dos Estados Unidos. O programa tem o objetivo de identificar e promover produtos energeticamente eficientes resultando na economia de custos na conta de luz e a redução da emissão de gases causadores do efeito estufa.

Observe os seus aparelhos eletrônicos, eles possuem estes selos? Reflita sobre sua resposta.

Publicidade

5) Fique de olho na sua geladeira!

Para economizar energia elétrica com a geladeira, faça ações simples. Tais como:

  • Não encostes a geladeira nas paredes;
  • Mantenha o congelador bem fechado;
  • As saídas de ar do congelador devem estar livres para que a circulação de ar seja fluída;
  • Verifique as borrachas de vedação periodicamente e limpe-as com um pano úmido;
  • Importante regular a intensidade da refrigeração de acordo com a necessidade levando em considerações as estações do ano.

6) Fique atendo ao tempo que gasta no banho.

O chuveiro elétrico costuma ser um dos maiores consumidores de energia elétrica das residências. Sendo assim, importante reduzir o tempo de banho para contribuir com a economia de sua conta de luz e reduzir o consumo de água.

Adicionalmente, busque alternativas como o chuveiro a gás ou os movidos a energia solar.

Publicidade

7) Energia solar: conheça e invista nesta economia com sustentabilidade

Pode-se afirmar que é uma unanimidade a energia solar como alternativa a energia elétrica; além de proporcionar a economia com a conta de luz contribui de forma sustentável para o meio ambiente.

O processo de geração de eletricidade a partir de painéis solares, ao contrário dos combustíveis fósseis, não emite dióxido de enxofre, óxidos de nitrogênio e dióxido de carbono – poluentes com efeitos nocivos para a saúde humana e que contribuem negativamente para as mudanças climáticas.

Apurou-se que a adoção de um sistema de painéis solares proporciona uma economia de até 95% na conta de luz correspondendo a uma fonte de emergia por até 30 anos. Adicionalmente, estima-se que o investimento

inicial realizado para instalação é recuperado, em média, em até quatro anos. Para a instalação, procure especialistas.

Agora que conhece os detalhes de como economizar com sua conta de luz coloque em prática estas ações e economize em casa!

*Autora do livro “Planejamento Financeiro: você no controle!”.