A Fundação Nacional de Artes (FUNARTE) se prepara para abrir uma nova seleção de efetivos em 2025. Após uma década sem contratações, a FUNARTE recebeu autorização do Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos para realizar um concurso público, que disponibilizará 28 vagas.
Publicada no Diário Oficial da União no último dia de 2024, a Portaria MGI 9.970/2024 estabelece as regras para o certame. O edital deverá ser lançado até junho de 2025, marcando a primeira contratação dessa magnitude em 10 anos. A fundação tem a tarefa de organizar todo o processo respeitando os prazos legais.
Quais são as exigências para o concurso FUNARTE?
O concurso disponibilizará 28 vagas para profissionais com nível superior completo. Embora as formações específicas não tenham sido divulgadas, os candidatos terão oportunidades distribuídas entre os cargos de Administração e Planejamento, Técnico em Comunicação, Profissional Técnico Superior I e II. As remunerações iniciais variam de R$ 5,7 mil a R$ 8,9 mil, dependendo da progressão na carreira.
Como será organizado o concurso FUNARTE?
A autorização para o concurso foi concedida em 27 de dezembro de 2024, e as regras foram publicadas dia 31 do mesmo mês. A FUNARTE deve, agora, organizar a comissão responsável e, se necessário, contratar uma banca. A portaria instrui que o edital e todas as normas do certame sejam elaborados em conformidade com as legislações vigentes, especialmente as que asseguram políticas de reserva de vagas.
Quais são as etapas esperadas para o concurso?
Embora o documento oficial não detalhe as etapas, espera-se que o formato seja similar ao adotado em 2014 pela FUNARTE. Naquela ocasião, foi aplicada uma prova objetiva para avaliação dos candidatos. É provável que a seleção de 2025 siga o mesmo modelo e inclua outras etapas dependendo das necessidades específicas de cada cargo e dos critérios da banca organizadora.
A previsão é de que entre a publicação do edital e a primeira prova ocorra um intervalo de, no mínimo, dois meses. Portanto, se o edital for lançado até junho, as provas poderiam ser agendadas para agosto, permitindo ampla preparaçāo dos candidatos interessados.
Por que este concurso é significativo para a FUNARTE?
Além de representar uma renovação vital para o quadro de servidores, este concurso reflete o compromisso da FUNARTE com o fortalecimento das artes e da cultura no país. As contratações previstas permitirão o aprimoramento das ações culturais e a implementação eficaz de projetos nacionais, contribuindo diretamente para o desenvolvimento do cenário artístico brasileiro.
Os interessados devem acompanhar futuras publicações no Diário Oficial da União e o site da FUNARTE para informações detalhadas sobre o processo seletivo. Com a aproximação do edital, os candidatos terão a chance de se preparar adequadamente para conquistar uma posição estratégica e contribuir para o enriquecimento cultural do Brasil.
Siga a gente no Google Notícias