exportações brasileiras

Governo afirma que novas tarifas dos EUA sobre aço e alumínio terão impacto limitado no Brasil

As novas tarifas de importação de aço e alumínio impostas pelos Estados Unidos não devem causar efeitos nas exportações brasileiras.
Donald Trump, presidente eleito dos EUA – Crédito: depositphotos.com / thenews2.com

As novas tarifas de importação de aço e alumínio impostas pelos Estados Unidos não devem causar efeitos significativos nas exportações brasileiras, segundo avaliação do Ministério da Fazenda. A conclusão está em um relatório da Secretaria de Política Econômica, divulgado nesta quinta-feira (13).

Publicidade

As exportações desses produtos para os EUA representaram apenas 1,9% do valor total exportado pelo Brasil em 2024. No entanto, em volume, o percentual foi maior, chegando a 40,8%.

Tarifas de 25% sobre importações de produtos de ferro, aço e alumínio devem ter impactos relevantes na indústria de metalurgia, porém limitados no total das exportações e no PIB brasileiro“, aponta o documento.

Como as tarifas afetam a economia global?

O governo brasileiro também alertou para os riscos que as medidas protecionistas dos EUA podem trazer ao comércio mundial. Segundo a avaliação do Ministério da Fazenda, a imposição de tarifas pode aumentar a fragmentação econômica e afetar o processo de desinflação global, elevando a aversão ao risco nos mercados financeiros.

“Para o ano, a expectativa é de estabilidade no ritmo de crescimento mundial e de continuidade na redução da inflação, mas há riscos para esse cenário, com destaque para a maior fragmentação comercial devido à imposição de tarifas pelos Estados Unidos”, afirma o relatório.

Na última segunda-feira (10), o presidente dos EUA, Donald Trump, oficializou a aplicação de uma taxa de 25% sobre todas as importações de aço e alumínio. O republicano afirmou que não concederá isenções ou exceções para nenhum país.

Dados do Comex Stat, plataforma do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, mostram que os Estados Unidos foram o destino de 47,9% das exportações brasileiras de aço e ferro em 2024.

Publicidade

Apesar disso, o governo brasileiro mantém a avaliação de que o impacto das novas tarifas será restrito ao setor de metalurgia, sem grandes repercussões na balança comercial do país.


Leia também: Por que Trump deseja o fim das moedas de 1 centavo nos Estados Unidos?

Publicidade
Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.