
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) anunciou a abertura de um novo processo seletivo para o Parque Nacional (PARNA) do Catimbau, localizado em Buíque, Pernambuco. O edital oferece seis vagas imediatas, além de formação de cadastro reserva, visando a contratação de profissionais para atuar na prevenção e combate a incêndios.
O processo seletivo é uma oportunidade para aqueles que desejam contribuir com a preservação ambiental e participar de ações de combate a incêndios florestais. As vagas são temporárias, com duração de seis meses, e os candidatos selecionados terão a chance de trabalhar em uma das áreas mais importantes para a conservação da biodiversidade no Brasil.
Quais são as vagas disponíveis do processo seletivo ICMBio?
O edital do ICMBio prevê a contratação de cinco Brigadistas e um Chefe de Esquadrão. Os Brigadistas receberão uma remuneração equivalente a um salário mínimo vigente, que atualmente é de R$ 1.518,00 por mês. Já o Chefe de Esquadrão terá um salário de um salário mínimo e meio, totalizando R$ 2.277,00 mensais. Além disso, os contratados terão direito a auxílios legais previstos no edital.
Para se candidatar, é necessário ter nível fundamental incompleto. As vagas são uma excelente oportunidade para aqueles que desejam ingressar no mercado de trabalho e contribuir para a proteção ambiental.

Como realizar a inscrição no processo seletivo ICMBio?
As inscrições para o processo seletivo do ICMBio devem ser feitas presencialmente no PARNA Catimbau, a partir do dia 28 de abril de 2025. Os interessados deverão apresentar os seguintes documentos:
- Ficha de inscrição preenchida e assinada;
- Documento oficial com foto e CPF;
- Carteira Nacional de Habilitação B, C, D ou E;
- Atestado médico de aptidão física;
- Certificado de tiragem sanguínea e fator RH;
- Comprovante de residência;
- Comprovante de escolaridade mínima;
- Certidões de antecedentes criminais.
O período de inscrição estará aberto até o dia 02 de maio de 2025, com atendimento das 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h. Para mais informações, os interessados podem consultar o edital completo no site do ICMBio.
Como será o processo de seleção?
O processo seletivo do ICMBio será composto por duas etapas principais. A primeira etapa inclui um Teste de Aptidão Física (TAF) e um Teste de Habilidade no Uso de Ferramentas Agrícolas (THUFA). No TAF, os candidatos deverão completar um percurso de 2.400 metros carregando uma bomba costal. Já o THUFA consistirá em capinar e rastelar uma área de 3×5 metros.
Os candidatos que forem considerados aptos nestes testes serão convocados para a segunda etapa, que é um Curso de Formação de Brigada. Este curso incluirá aulas teóricas e práticas, preparando os participantes para as atividades de combate a incêndios.
Siga a gente no Google Notícias