Ícone do site

Inflação acumulada dos EUA é a maior em 41 anos

Published 13/07/2022
Tabela de preços de posto de gasolina mostrando valores elevados.

Preço do galão de gasolina atingiu média histórica nos EUA. (Créditos: Win McNamee/Getty Images)

Dados do Índice de Preços do Consumidor (CPI), órgão equivalente ao IPCA no Brasil, revelaram que os EUA estão enfrentando a maior inflação acumulada de 12 meses, encerrados em junho, dos últimos 41 anos. A alta vem sendo influenciada pelos aumentos históricos nos preços dos combustíveis e alimentos.

As previsões do mercado eram de que a inflação acumulada nesse período iria alcançar a taxa de 8,8%. Em maio deste ano, o acumulado de 12 meses já estava em 8,6%, quando já era o maior aumento para o período desde 1981.

No aumento de mês em mês, de maio para junho a alta da inflação foi de 1,3%, enquanto de abril para maio foi de 1%.

Esses aumentos estão se refletindo no preço dos produtos, que estão pesando cada vez mais para o bolso dos americanos. De acordo com a Associação Automobilística Americana, o valor médio estadual do preço do galão de gasolina passou a ser, em junho, US$5,00 pela primeira vez na história.

O aumento da inflação nos EUA tem levado o Federal Reserve à aumentar os juros no país. A elevação das taxas de juros começaram em março e o último aumento foi de 0,75, o maior em 28 anos. O mercado estima que a próxima alta repetirá esse valor.

O receio de que a economia norte-americana entrará em recessão em 2023 está crescendo como resultado. Os ciclos inflacionários e de altas de juros começaram a aumentar na pandemia, mas se intensificaram com a crise energética e de grãos causada pela guerra na Ucrânia.

Sair da versão mobile