INSS inicia pagamentos, saiba quando seu benefício será liberado

INSS inicia pagamentos, saiba quando seu benefício será liberado
INSS inicia pagamentos, saiba quando seu benefício será liberado – Créditos: depositphotos.com / Alisonnunes

O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) divulgou o calendário de pagamentos para o mês de novembro de 2024. Este cronograma é essencial para aposentados, pensionistas e beneficiários de programas previdenciários, como o auxílio-doença, auxílio-reclusão, auxílio-acidente e o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Os pagamentos começam no dia 25 de novembro e seguem um escalonamento baseado no penúltimo dígito do Número de Benefício (NB).

Publicidade

Os beneficiários que recebem o valor do piso nacional terão seus depósitos iniciados mais cedo em comparação com aqueles que recebem quantias acima do salário mínimo mensal. A consulta para verificar o valor a ser recebido pode ser feita através do sistema “Meu INSS“, disponível em formato web e aplicativo móvel.

Como funciona o escalonamento dos pagamentos?

O calendário do INSS baseia-se no penúltimo dígito do Número de Benefício (NB) do segurado. Para os que recebem um salário mínimo, os pagamentos começam no dia 25 de novembro. Já os beneficiários que recebem acima do piso nacional terão seus pagamentos iniciados no dia 2 de dezembro. Seguir o escalonamento correto garante que os beneficiários recebam suas quantias na data prevista.

Aposentados em alerta: INSS não terá bônus de Natal em 2024!
Aplicativo do Meu INSS – Créditos: depositphotos.com / rafapress

Como funciona a revisão do auxílio-doença do INSS?

O INSS está realizando uma revisão dos benefícios por incapacidade temporária, especialmente o auxílio-doença. Cerca de 680 mil segurados que recebem esse benefício há mais de 24 meses estão sendo notificados. A revisão busca assegurar que apenas aqueles que realmente necessitam continuem a receber o auxílio, através de novas perícias médicas realizadas por profissionais da área.

Quais beneficiários devem se inscrever no Cadastro Único?

Os beneficiários do BPC, ainda não registrados no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico), devem efetuar sua inscrição para continuar a receber o auxílio. Cerca de 505 mil beneficiários estão sendo convocados para se inscreverem no CRAS de seus municípios ou em unidades de atendimento especializado. Aqueles que não atualizam seus dados no CadÚnico há mais de quatro anos também serão notificados sobre a necessidade de atualização cadastral.

Publicidade

Quais são as datas de pagamento do INSS para novembro e dezembro?

O cronograma de pagamentos do mês-base de novembro começa com aqueles que recebem um salário mínimo. Veja as datas de pagamento para cada penúltimo dígito do NB:

  • 25 de novembro: Penúltimo dígito 1
  • 26 de novembro: Penúltimo dígito 2
  • 27 de novembro: Penúltimo dígito 3
  • 28 de novembro: Penúltimo dígito 4
  • 29 de novembro: Penúltimo dígito 5
  • 02 de dezembro: Penúltimo dígito 6
  • 03 de dezembro: Penúltimo dígito 7
  • 04 de dezembro: Penúltimo dígito 8
  • 05 de dezembro: Penúltimo dígito 9
  • 06 de dezembro: Penúltimo dígito 0

Para aqueles que recebem acima do salário mínimo, o cronograma é o seguinte:

  • 02 de dezembro: Penúltimo dígito 1 e 6
  • 03 de dezembro: Penúltimo dígito 2 e 7
  • 04 de dezembro: Penúltimo dígito 3 e 8
  • 05 de dezembro: Penúltimo dígito 4 e 9
  • 06 de dezembro: Penúltimo dígito 5 e 0

Os beneficiários devem estar atentos às datas e consultar o “Meu INSS” para verificar seus pagamentos. Em caso de dúvidas, a Central 135 do INSS está disponível para esclarecimentos, com atendimento personalizado de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.