CORTE NO ICMS

IPCA mostra gasolina caindo 5% e etanol 8% em julho, diz IBGE

Recuou do grupo de transporte quase anulou o avanço do grupo de alimentos.

IPCA mostra gasolina caindo 5% e etanol 8% em julho, diz IBGE
Lei que reduz aliquota do ICMS sobre os combustíveis passou a vigorar em junho (Créditos: Sean Gallup/Getty Images)

Segundo dados do IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15), divulgados pelo IBGE, o grupo de transportes apresentou a maior desaceleração dos preços, com redução nos valores cobrados da gasolina e etanol. No total, a queda foi de 1,08% para todo o grupo.

Publicidade

O recuo apresentado é decorrente da aprovação da proposta de reduzir as aliquotas do ICMS nos Estados. A proposta de lei foi aprovada em junho e colocou um teto de 17% do imposto sobre combustíveis, energia elétrica e serviços de telecomunicações e de transporte público. Em troca, os Estados receberam abatimentos das dívidas com a União.

Como resultado, os preços da gasolina recuaram 5,01% e os do etanol 8,16%, o que representou um recuou de -0,24 no IPCA-15. Esse valor se equilibrou com o aumento de 0,25 com o avanço do grupo de alimentação e bebidas.

O IPCA-15 deste mês cresceu 0,3% em comparação com o de junho, sendo esta a menor variação mensal desde junho de 2020. O acúmulo desde o início do ano já chega a 5,79% e o de 12 meses atinge 11,39%.

Além do grupo de transporte, o grupo de habitação foi o que apresentou a segunda menor queda: 0,78%.

Publicidade