Receita Federal emite comunicado para brasileiros que usam o Pix

Receita Federal emite comunicado para brasileiros que usam o Pix
Receita Federal – Créditos: depositphotos.com / rmcarvalhobsb

Recentemente, um novo esquema de fraude envolvendo a Receita Federal foi identificado, em que criminosos se aproveitam do nome da instituição para enganar cidadãos. Os golpistas estão explorando falsas notícias sobre a fiscalização de transações financeiras para aplicar este golpe. Utilizando elementos visuais e simbólicos oficiais, como nome, cores e logotipos da Receita Federal, eles procuram dar uma aparência de autenticidade à cobrança fraudulenta.

Publicidade

A trama consiste em informar às vítimas sobre supostas cobranças de taxas incidentes sobre transações via PIX que excedem o valor de R$ 5 mil. Os criminosos alegam ainda que, caso a pessoa não efetue o pagamento, haverá o bloqueio do CPF do contribuinte. Este golpe tenta se aproveitar da popularização do sistema de pagamentos instantâneos PIX e da preocupação dos cidadãos com questões de segurança financeira.

Realmente existe tributação sobre o PIX?

Não existe tributação sobre o uso do PIX, conforme esclarece a Receita Federal. A própria Constituição impede a aplicação de impostos sobre movimentações financeiras. Recentemente, foram feitas atualizações nos sistemas de acompanhamento financeiro, mas estas se relacionam apenas à inclusão de novas formas de pagamento nas declarações que instituições financeiras e de pagamento devem realizar.

A Receita Federal destaca que qualquer informação de cobrança referente ao uso do PIX é uma inverdade. Essa informação incorreta tem sido utilizada como tática por criminosos, facilitando o trabalho dos golpistas. Portanto, mensagens citando cobranças relacionadas ao PIX devem ser tratadas com a máxima desconfiança.

Como se proteger de golpes utilizando fake news?

A propagação de fake news tem sido uma ferramenta comum utilizada em fraudes como esta. Para não ser enganado, é fundamental que qualquer mensagem considerada suspeita seja verificada nos canais oficiais da Receita Federal antes de qualquer ação. Isso se torna ainda mais importante quando as mensagens indicam cobranças inesperadas ou ameaças de bloqueio de registros fiscais.

Comunicado importante para brasileiros que usam o Pix
Pix – Créditos: depositphotos.com / rafapress

A Receita Federal reforça seu compromisso com a segurança dos contribuintes e continuará seus esforços para combater as fraudes que indevidamente utilizam seu nome. Essa atuação busca não só proteger quem já foi abordado pelos golpistas, mas também prevenir que mais pessoas sejam enganadas no futuro.

Quais passos seguir para evitar cair em golpes?

  1. Verifique se a fonte da informação é confiável, consultando os canais oficiais da Receita Federal.
  2. Desconfie de mensagens que exigem pagamentos urgentes, especialmente por meio de links ou números de conta desconhecidos.
  3. Não compartilhe informações pessoais ou financeiras em resposta a mensagens não solicitadas.
  4. Mantenha programas de segurança atualizados em todos os seus dispositivos eletrônicos.
  5. Informe às autoridades competentes se suspeitar que recebeu uma mensagem fraudulenta.

Com essas medidas proativas, a população pode ajudar a combater a disseminação de golpes e proteger suas informações pessoais e financeiras. Em um ambiente cada vez mais digital, a cautela e a verificação de informações tornaram-se imprescindíveis.

Publicidade
Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.