Sefaz emite comunicado importante para todos os cariocas

Sefaz emite comunicado importante para todos os cariocas
Mulher segurando chave dentro do carro – Créditos: depositphotos.com / believeinme

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2025 no Estado do Rio de Janeiro será baseado na tabela de preços de mercado mais recentes dos veículos, divulgada pela Secretaria Estadual de Fazenda. Os preços de mercado, ou valores venais, são fundamentais para o cálculo do imposto que todo proprietário de veículo deve pagar anualmente. Desta vez, houve uma leve redução média no imposto devido, com manutenção dos preços na faixa de 2024.

Publicidade

A queda média no valor do imposto é de 0,48% em comparação ao ano anterior. Este ajuste é atribuído à revisão dos valores venais calculada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). As reduções específicas foram de 1,84% para automóveis e 3,39% para caminhonetes e utilitários. Cerca de 2,9 milhões de proprietários estarão sujeitos a este imposto no próximo ano, e podem verificar os valores venais na tabela disponibilizada pela secretaria.

Quais são as alíquotas do IPVA 2025?

As alíquotas, os percentuais aplicados sobre o valor venal para calcular o IPVA, variam conforme o tipo de combustão do veículo. Para modelos flex, a alíquota é de 4%, enquanto para motocicletas este valor é 2%. Veículos movidos a Gás Natural Veicular (GNV) pagam 1,5% do valor venal, e aqueles que utilizam exclusivamente energia elétrica têm uma alíquota reduzida de apenas 0,5%.

O cálculo é relativamente simples: multiplica-se o valor venal do veículo pela alíquota correspondente, dividindo-se o resultado por 100. Este cálculo resultante fornecerá o valor do IPVA a ser pago pelo contribuinte.

Como realizar o pagamento do IPVA em 2025?

Os proprietários de veículos podem optar por duas formas para quitar o IPVA de 2025: à vista ou parcelado. Há um desconto de 3% para aqueles que realizam o pagamento à vista. Por outro lado, não há abatimento para o pagamento parcelado, que pode ser realizado em até três vezes, mesmo utilizando o Pix. O calendário de pagamentos se inicia em 21 de janeiro, com a cota única ou primeira parcela para veículos com placas terminadas em 0, e se estende até 15 de abril para placas com final 9.

SEFAZ emite comunicado importante para proprietários de veículos
Isenção de IPVA para carros antigos – Créditos: depositphotos.com / wastesoul

O que mudou no processamento de pagamento do IPVA?

Desde novembro, a emissão da Guia de Recolhimento de Débitos (GRD) foi descontinuada, introduzindo o Documento de Arrecadação do Estado do Rio de Janeiro (Darj) como o novo meio para a quitação do imposto. Este documento pode ser pago via Pix ou por código de barras em bancos parceiros como Bradesco, Itaú, Santander e Sicoob.

Para emitir o Darj, os proprietários precisam acessar o Portal do IPVA da Secretaria Estadual de Fazenda e informar o Renavam do veículo. A nova plataforma facilita o acesso e a gestão do pagamento do imposto, trazendo maior conveniência e agilidade ao processo.

Quem está Isento do IPVA e como consultar as datas de vencimento?

Veículos com mais de 15 anos de fabricação estão isentos do pagamento do IPVA. Essa isenção é uma forma de reduzir a carga tributária sobre veículos mais antigos, que muitas vezes não são mais utilizados com a mesma frequência.

Publicidade
  • Placa Final 0: Cota única/1ª parcela em 21 de janeiro, 2ª parcela em 20 de fevereiro, 3ª parcela em 24 de março
  • Placa Final 1: Cota única/1ª parcela em 22 de janeiro, 2ª parcela em 21 de fevereiro, 3ª parcela em 26 de março
  • … E assim por diante, conforme o calendário estabelecido pela Secretaria.

Essa estrutura ajuda a organizar o pagamento de forma progressiva, evitando congestionamentos nos sistemas bancários e permitindo aos contribuintes prepararem seus orçamentos. Cada proprietário pode consultar as datas de vencimento específicas diretamente no site mencionado anteriormente.

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.