Ícone do site

Alunos reclamam de falta de limpeza em escolas estaduais de SP

Published 07/04/2022

Em março, alguns alunos criaram um movimento nas redes socias para denunciar a situação (Créditos: Miguel Schincariol/Getty Images)

Alunos das escolas estaduais das zonas Norte e Leste de São Paulo reclamam da falta de limpeza dos ambientes. Desde o retorno das aulas presenciais em fevereiro deste ano, os problemas estariam acontecendo.

Os alunos da escola estadual Professor Augusto Ribeiro de Carvalho afirmam que há somente dois funcionários para realizar a faxina de dois prédios, e que os próprios estudantes estariam fazendo a limpeza das salas de aula. Em março, os alunos criaram um movimento nas redes sociais para denunciar a situação.

Em fotos tiradas pelos próprios, lixeiras lotadas, vasos sanitários sujos e pisos cobertos de manchas são evidentes. De acordo com o portal G1, as instituições de ensino são geridas pelas Diretorias de Ensino Região Norte 1 e Leste 5.

A Secretaria Estadual da Educação informou que a Diretoria de Ensino Norte 1 já realizou reunião com a empresa responsável pela limpeza das escolas citadas. Ainda, a diretora de ensino afirmou que enviará mais “mais dois funcionários para melhor atendimento das unidades”.

Na escola estadual Professor Walfredo Arantes Caldas, o problema é similar. Os alunos colégio afirmam a falta de funcionários para a faxina e também relatam a falta de abastecimento de materiais de higiene e limpeza. “Banheiros com um cheiro muito forte e insuportável. Você só vai porque precisa mesmo, e em último caso. Também não tem sabão e papel para lavarmos e secarmos a mão”, afirmou um aluno da instituição.

Na escola Moacyr Campos, o problema também é recorrente. O órgão responsável ao ser questionado sobre a situação afirmou que “a Diretoria de Ensino Leste 5, gestora do contrato, esclarece que a prestação na unidade está a contento, com um número de funcionários considerado adequado, bem como entrega regular do serviço”.

 

Sair da versão mobile