Fernanda Montenegro, Mariana Ximenes, Laerte e Gregório Duvivier protagonizam filmes que serão exibidos na edição comemorativa de 30 anos do Festival Curta Cinema, que será totalmente virtual. Entre os dias 17 e 24 de março, 108 curtas espalhados por cinco mostras diferentes serão exibidos através da plataforma Festhome TV e ficarão disponíveis por 24 horas. O festival é gratuito.
“A Dama do Estácio” traz Fernanda Montenegro como a protagonista Zulmira, uma velha prostituta que um dia acorda obcecada com a ideia de que vai morrer e percebe que precisa de um caixão.
Mariana Ximenes estrela “Uma estrela para Ioiô”, que gira em torno do desejo de Antônio Cleide (Gustavo Falcão) de oferecer uma vida melhor à sua namorada, a prostituta Ioiô. Uma chance imperdível surge quando um vendedor aparece oferecendo as estrelas do céu.
Ficção e realidade são misturadas no curta “O Vestido de Laerte”, estrelado pelo próprio cartunista. Entre fatos de sua vida e outros inventados, o filme acompanha Laerte pela cidade de São Paulo em busca do direito de frequentar o banheiro feminino.
Gregório Duvivier integra o elenco de “O Velho e O Novo”, que conta a história de um inspetor de polícia francês e um enviado da embaixada brasileira que investigam as causas da morte de uma jovem repórter brasileira em 1989 e acabam fazendo uma descoberta sobre o ex-presidente JK.
Sobre o Festival Curta Cinema
O Festival Curta Cinema é dedicado à difusão e promoção de obras audiovisuais em formato curta metragem. Exibe títulos com até trinta minutos de duração e se dedica exclusivamente ao formato. É um festival qualificador para importantes prêmios da indústria audiovisual, como o Oscars, o BAFTA, os prêmios Goya e o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. A programação regular consiste em duas mostras competitivas (nacional/internacional) e dois panoramas de divulgação da produção local (carioca e latino-americano). Complementando a programação o festival tradicionalmente exibe mostras especiais temáticas, buscando abranger ampla multiplicidade de perspectivas artísticas. O Festival Curta Cinema também promove atividades de caráter formativo como debates, workshops, oficinas e encontros.
Este projeto é financiado pelos recursos disponibilizados pela Lei Aldir Blanc, geridos pelo Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura.
Serviço:
“A Dama do Estácio” – Panorama Miragem 2 – quinta, 18 de março, às 17h
“Uma Estrela Para Ioiô” – Panorama Miragem 2 – quinta, 18 de março, às 17h
“O Vestido de Laerte” – Panorama Miragem 3 – sexta, 19 de março, às 17h
“O Velho e o Novo” – Panorama Miragem 5 – domingo, 21 de março, às 17h