Morreu na madrugada desta segunda-feira (17), a atriz Jacqueline Laurence, aos 91 anos. A francesa ficou conhecida por suas atuações em grandes novelas brasileiras. A artista estava internada no Coordenação de Emergência Regional (CER) do Leblon, no Rio de Janeiro, desde quinta-feira (13). Segundo a unidade de saúde, ela teve uma parada cardíaca por volta das 2h20.
Nascida em Marselha, na França, em 1932, Laurence veio ao Brasil ainda adolescente junto de seu pai, que era jornalista. Apesar de nunca ter se naturalizado brasileira, fez sucesso na televisão nacional. “Aconteceu muita coisa durante a ditadura, e coisas difíceis. Nunca me naturalizei, e quando me naturalizaria, eventualidades sucederam. Depois, envelheci e não seria agora que me naturalizaria. Não tenho essa coisa de dizer que sou francesa. Ao contrário, sou brasileira. Podem dizer que acham o contrário, o que é natural, mas pouco me importa”, disse em entrevista ao site de Heloisa Tolipan no início do ano.
Carreira na televisão e em cima dos palcos
Jacqueline fez sucesso na televisão nacional, com personagens em “Dancin’ Days”, “Água Viva”, “As Três Marias”, “Guerra dos Sexos”, “Senhora do Destino”, “Babilônia” e outras atrações. Em 2020, a atriz apareceu em “Salve-se Quem Puder”, seu último trabalho na TV Globo.
Além das telas, a atriz deixou sua marca nos teatros brasileiros. Nos anos 50, foi da primeira turma da Fundação Brasileira de Teatro, onde teve aulas com a também francesa Henriette Morineau. Depois, nos anos 80, dirigiu um dos movimentos teatrais mais simbólicos do Rio de Janeiro, o Besteirol. Este que projetou Miguel Falabella, Guilherme Karam e Mauro Rasi.
Famosos lamentam a morte da atriz
Muito querida por todos, Jacqueline deixou saudades. Seus colegas de trabalho publicaram algumas palavras em sua homenagem.
“Querida amiga Jaqueline Laurance, siga na paz e obrigado por tanto. Nossos sentimentos aos familiares”, postou a equipe de Montenegro Talents, que fez assessoria de imprensa da atriz.
Beth Goulart também fez um post em homenagem à atriz: “O Brasil perde Jacqueline Laurence, a francesa mais brasileira de nossas telas e palcos, principalmente de nossos corações”, começou
Ver essa foto no Instagram
A atriz, Leona Cavalli, também deixou sua homenagem e agradeceu por sua contribuição à arte brasileira. Além dela, muitos outros colegas da artista comunicaram seus pesarem na internet.
Ver essa foto no Instagram
*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini
Siga a gente no Google Notícias