rock alternativo

Quem foi Kurt Cobain? Relembre a carreira do astro do Nirvana

Esta quinta-feira (5) marca o 30º ano desde o seu falecimento

cobain
Kurt Cobain deixa legado em gerações 30 anos após sua morte – Créditos: Reprodução/YouTube

No dia 5 de abril de 1994, há exatos 30 anos, o mundo perdia Kurt Cobain, ícone do movimento grunge. O músico fez história na banda “Nirvana” que, no seu auge, chegou a superar Michael Jackson nas paradas musicais poucos meses depois do lançamento do seu segundo álbum. Entretanto, Cobain tinha transtornos de saúde mental e lidava com seu vício em heroína. Na época, a polícia constatou que seu óbito aconteceu por suicídio.

Publicidade

Música desde a infância

Nascido em Aberdeen, no estado de Washington, Kurt cresceu em contato constante com a música. Quando tinha 14 anos, a coisa tomou uma proporção maior: ganhou sua primeira guitarra, e começou a fazer covers de outras bandas. O presente também deu origem às suas primeiras composições autorais.

Foi no ensino médio que ele conheceu o baixista Krist Novoselic, que eventualmente se tornaria membro do Nirvana ao seu lado. A princípio, o baterista do grupo seria Aaron Burckhard, mas foi substituído por David Grohl após o lançamento do disco de estreia, “Bleach”.

O primeiro contrato da banda aconteceu depois de várias apresentações independentes. Com a gravadora DGC Records, os artistas disponibilizaram a icônica faixa “Smells Like Teen Spirit”. O single foi parar no topo dos ranking musicais, e os despontou para o mundo.

Sucesso internacional

Depois do hit em 1990, veio mais um marco na carreira de Cobain – o álbum “Nevermind”. A tracklist conta com clássicos como “Come As You Are”, “Lithium” e “Something In the Way”.

Publicidade

Um símbolo do rock alternativo, a obra rompeu com as convenções do gênero ao apresentar um discurso de igualdade de gênero, contrário ao racismo e à homofobia. O próprio vocalista também ficou conhecido por suas letras introspectivas.

Entretanto, o sucesso deixava Kurt em conflito. Se tornar mainstream ia contra seus ideais de igualdade, vanguarda e resistência ao sistema. A presença da mídia (e às vezes até mesmo dos fãs) era incômoda para o artista.

Vida pessoal turbulenta

O sucesso mais alto que o esperado foi um dos fatores que levou o vocalista a desenvolver seu vício em drogas. Sua namorada, Courtney Love, tentava ajudá-lo com remédios e clínicas de reabilitação, mas nada parecia ajudar. Quanto mais famoso ficava, mais pesadas eram as substâncias que Cobain usava.

Publicidade

Eventualmente, em 1994, Kurt foi sozinho para sua casa em Seattle e suicidou, aos 27 anos, com um tiro. Três dias depois, as autoridades encontraram seu corpo.

Legado de Cobain

Apesar de ter tido uma carreira tragicamente curta, o artista deixou um legado de ativismo e originalidade na música. Numa época em que não era comum defender populações oprimidas, ele se tornou infame por seus protestos fervorosos. Cobain é referenciado até hoje, e continua sendo um dos guitarristas mais admirados de todos os tempos – mesmo 30 anos após seu falecimento.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.