Ícone do site

Síndrome da pessoa rígida: entenda distúrbio que afeta a cantora Céline Dion

Published 08/12/2022
sindrome-da-pessoa-rigida-entenda-disturbio-que-afeta-a-cantora-celine-dion

(Crédito: Getty Images)

Nesta quinta-feira (8), a cantora Céline Dion revelou que foi diagnosticada com uma doença rara do sistema nervoso: a síndrome da pessoa rígida (SPR). Em um vídeo emocionante publicado no Instagram, a artista ainda anunciou que terá que adiar várias datas da sua turnê pela Europa.

“Venho lidando com problemas de saúde há muito tempo, e tem sido muito difícil para mim enfrentar estes desafios e falar sobre tudo o que tenho passado… Me dói dizer que vou vencer. Estou pronta para reiniciar minha turnê na Europa em fevereiro”, diz a legenda do vídeo.

De acordo com o Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Derrame, a síndrome da pessoa rígida é uma doença rara e progressiva que afeta o sistema nervoso, especificamente o cérebro e a medula espinhal.

“Os sintomas podem incluir rigidez muscular extrema e rigidez e espasmos dolorosos no tronco e nos membros, prejudicando gravemente a mobilidade. Os espasmos podem gerar força suficiente para fraturar o osso”, diz o instituto.

O diagnóstico da síndrome não é simples. Por vezes, os sintomas podem ser confundidos com outras doenças, como Parkinson, esclerose múltipla, fibromialgia e até ansiedade. O diagnóstico definitivo pode ser feito com um exame de sangue que mede o nível de anticorpos descarboxilase do ácido glutâmico (GAD) no sangue.

Segundo o Instituto Nacional de Saúde (NIH – National Institute of Health), o tratamento é individualizado, depende de cada paciente. Os medicamentos ajudam a controlar e melhorar os sintomas da síndrome da pessoa rígida, mas não cura o distúrbio.

Sair da versão mobile