Desde a exibição pública de “A Chegada de Um Trem na Estação”, organizada pelos irmãos Lumière nos fundos de um tradicional café parisiense, o cinema nunca mais parou. Após 125 anos, a arte considerada a síntese de todas as outras tem – literalmente – muita história para contar, resgate que já vem sendo feito no Festival 125 Anos de Cinema todo domingo no Telecine Cult e a qualquer momento na plataforma de streaming.
Para complementar, o Telecine sintetizou informações curiosas e detalhes indispensáveis dos principais movimentos cinematográficos em seis episódios de curta duração no YouTube da marca, que contam com apresentação de quem entende de cinema, os especialistas da casa Bruna Scot e Caio Muniz.
“Pioneiras do Cinema” dá o pontapé inicial com curiosidades sobre o papel da mulher no início da história do cinema. Entre elas, Alice Guy-Blaché, que estava presente na sessão dos Irmãos Lumière em 1895, Frances Marion, Lois Weber, Mary Pickford, Mabel Normand e Dorothy Arzner.
“Montagem Soviética”, “Cinema Novo” e “Expressionismo Alemão” dão continuidade à trajetória que levou o cinema ao que conhecemos dele hoje. “Nouvelle Vague” e “Nova Hollywood” completam a série e estarão disponíveis no canal do Telecine no YouTube.